O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de ago. de 2009

BLOG DO CRUZ

O blog do jornalista José Cruz volta a ser atualizado amanhã, agora no http://www.uol.com.br/
Nos últimos cinco anos o Blog do Cruz estava no jornal Correio Brazilinse, onde ele trabalhou por mais de uma década.

Atualmente, Cruz está na ONG Contas Abertas (http://www.contasabertas.com.br/) que acompanha a execuçao financeira do orçamento federal. Cruz fará matérias e análises sobre o desempenho do Ministéro do Esporte.
RESPINGUE-PONGUE
Sanatório: Quantos anos por dentro do Correio Braziliense?
José Cruz : 14 anos.
Sanatório: Foi o "jeito Zé Cruz de fazer esporte" que comandou a troca do papel pelo virtual?
José Cruz : Não se pode ignorar a velocidade da informaçao com a internet ao nosso lado. A ânsia de colocar a notícia foi decisiva na mudança de veículo.
Sanatório: Que jeito é esse?
José Cruz : É um pouco o interesse pelo incomum, pelo raro. Fora da arquibancada, das raias das piscinas, das quadras de vôlei, das pistas de atletismo; enfim, há um outro mundo, também de emoções, mas muito mais de corrupção. É nesse mundo que mergulhei há mais de 10 anos e deu no que deu: muita confusão...
Sanatório: De onde sai tanta pauta?
José Cruz : Circulando, circulando, circulando: Ministério do Esporte, comissões de Esporte da Câmara Federal e do Senado, Tribunal de Contas da União, conversas de bastidores com cartolas que ainda me atendem, por aí.
Sanatório: Suas fontes dão "leite e mel"?
José Cruz : Têm dado mais lamaçal, confusão mesmo. Mas saio ileso, até agora. No Correio Braziliense foram três processos. Ganhei todos. Tô no lucro, 3 x 0 contra os corruptos.
Sanatório: Você é uma equipe? Como tem segurado o "tranco"?
José Cruz : De vez em quando é preciso parar pra renovar as safenas....rs rs. Tenho que moderar, porque a adrenalina é muito forte e a carcaça já não é a mesma de algum tempo.
Sanatório: Além de UOL, "Contas Abertas" quais os projetos imediatos?
José Cruz : Tinha um projeto de livro, os 50 maiores atletas de Brasília, que seria lançado ano que vem, cinquentenário de nossa capital. Mas acho que será adiado, por enquanto
Sanatório: Vem aí um livro... "O lado escuro do jornalismo", ou "escuso", ou o quê? E pra quê?
José Cruz : Isso, é um livro, "O lado oculto do pódio". São dezenas de infornaçoes que colecionei ao longo da carreira, de duas olimpíadas, um pan, o de Santo Domingo, convivências com as transições dos poderes da República, os bastidores da cartolagem, enfim. Todo dia trabalho um pouquinho nesse texto, um dia fica pronto.
Sanatório: Explique só um pouquinho o Blog do Cruz.
José Cruz : Blog do José Cruz trata de tudo isso que escrevi aí. É o lado pouco divulgado do esporte, mostrando que no Brasil esportivo não falta dinheiro, pelo contrário, há muito, mas muita grana. O que falta é gestão e renovação dos cartolas, que se perpetuam por até 20 anos em suas cadeiras. Há muita gente enriquecendo às custas do esporte. O relatório do TCU sobre o Pan-2007 mostra vários contratos suspeitos. O Comitê Organizador do Pan, ao lado o Ministério do Esporte, pagou contas e não recebeu o produto. Comprou 280 aparelhos de ar condicionado a mais do que o necessário. Os aparelhos nem saíram das caixas, mas a conta foi paga. Pagamos por serviços que não foram prestados. Tudo documentado, não é invenção, é realidade. Uma fraude mesmo. E já estamos nos preparando para as Olimpíadas de 2016. Só a candidatura custou R$ 80 milhões. No entanto, no Mundial de Atletismo, corremos o risco de voltar sem uma só medalha... Isso num país de 33 milhões de estudantes...
RODAPÉ - Inconfidência do blog: José Cruz recusou todos os convites que recebeu para assessorias de imprensa em ministérios e organismos governamentais vinculados. Declinou oferecimento para exercer a Assessoria de Imprensa do CPB em 2002 que acabou nas mãos deste repórter sanatorial por quase cinco anos. Em 2004 não aceitou diárias em euros e viagem totalmente coberta pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para os Jogos de Atenas. O Correio Braziliense já havia escalado um jornalista para ir à Grécia. Isso, no entanto, não impediria sua estada de 20 dias na capital grega, na condição de convidado - como foi o caso de uma boa legião de homens de rádio, televisão e jornal. Cruz já cobrira os Jogos de Sydney-2000 e não gostou do que viu grande parte dos cartolas fazendo por lá. Em nome da isenção, não foi. E, pela mesma razão, vai continuar não querendo ir a esse tipo de cobertura.