O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de ago. de 2009

BULA NA REDE!

DIÁRIO DE BORDO
Um comentário genérico de Moisés Pereira

Porque foi marcante não esqueci de um episódio ocorrido em minha recente estada de férias em Maceió. Escrevi sobre o bom nível de atendimento aos turistas na capital das Alagoas e lembrei que a musa da era Collor, a Thereza, foi secretária estadual de Turismo e quem sabe isso pode ser decorrência. Apenas especulação.

Quero discorrer mesmo é sobre um evento gastronômico. Tendo comentado na van que me transportava de volta do restaurante para o hotel sobre pequeno detalhe menos agradável ocorrido na janta e, estando a bordo o gerente, Cícero, fui intimado a voltar ao local em outra noite quando com certeza sairia com a melhor das impressões do estabelecimento.

E assim aconteceu quando tivemos a oportunidade proporcionada pelo atendimento personalizado do Cícero, de conhecer em detalhes o restaurante, sua história e sua missão na gastronomia do Nordeste.

São os proprietários do "Carne de Sol do Picuí" egressos de JoãoPessoa na Paraíba, considerada a capital da iguaria nordestina em questão. Estão estabelecidos na Praia de Pajuçara, Bairro Jaraguá, em Maceió há muitos anos e hoje a casa funciona em dois pavimentos sendo o térreo para atendimento convencional e o segundo para eventos e restaurante-escola.

Este local diariamente serve de estúdio para que o Chef Wanderson Medeiros apresente as 13h, na repetidora local da Rede Record o seu programa de gastronomia muito comentado por lá.

Também servem as sofisticadas instalações para aulas do restaurante escola ministradas pelo Chef e seus auxiliares. Não estaria escrevendo aqui se não tivesse se confirmado a expectativade que sairia do local com uma ótima impressão em todos os aspectos.

Fomos servidos de uma excelente Picanha de Sol com os acompanhamentos inerentes destacando-se a farofa de carne de sol, a macaxeira crocante e a inconfundível manteiga de garrafa. É claro que sempre que lembramos do Nordeste em termos de culinária a referência são os frutos do mar, mas com certeza é bem mais do que isso. E por isso mesmo não deixe de experimentar o sururu de capote ou caldinho de sururu, feito com um molusco da água doce e acreditado afrodisíaco, tido como o Viagra natural pelos nordestinos.

É certo que em viagens valorizamos a cultura para não perder a chance de diminuir nossa ignorância, curtimos a natureza, no caso praias, sol, as compras para não perder a companhia e a gula, porque ninguém é de ferro.

RODAPÉ - O saudável Moisés, pelo que se denota, não sentiu nenhum efeito colateral com a aventura de comer lula assim, sem mais nem menos - um prato quase sempre de difícil digestão. Mais um ponto para o hospitaleiro restaurante.