O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de ago. de 2009

REFERENDO POPULAR

Vem aí, de novo, o Imposto do Achaque ao Cheque. Lula - o que não guarda desaforo em casa - mandou o inerte ministro da doença, Zé Temporão, "discutir" com o bando do PMDB - aliado do governo e alienado do povo - a volta da maior pilhagem ao bolso do contribuínte que já se viu na América Latina.

Até parece que esse dinheiro vai mesmo ser usado na saúde pública! Só se decidirem que linfomas serão tratados pelo SUS... O líquido e certo é que, no meio do caminho, vai dar de cara com os cartões corporativos do governo e outras maracutaias do mesmo tamanho e feitio.

Mas, lula - o polvo pequeno - é um fruto do mar cheio de rancor. Ele, o molusco, guarda mágoa e, na primeira oportunidade, lança seus tentáculos e domina a presa.


Voltando à terra firme: não terá sido por nada que o Lula presidente ao participar da 12ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em julho, derramou lágrimas pelo fim da CPMF: "Eu tenho uma mágoa e vou sair do governo com ela. É a queda da CPMF. A mesquinhez política derrubou a CPMF. Não vi nenhum empresário cortar o 0,38% e colocar sobre os produtos", choramingou. No fundo, no fundo, no fundo, quem é do mar não enjoa.


Enquanto isso, Temporão - o que não sabe o que fazer com a gripe suína, a malária, a febre amarela, a dengue - foi ter com os deputados peemedebochados para traçar a estratégia de colocar outra vez em votação a CPMF de ontem que hoje tem o apelido de CCS - Contribuição Social para a Saúde.


Nuncanessepaís se viu uma canalhice com tal ar de magnanimidade e tamanha desfaçatez. Temporão faz a cabeça dos alijados da nação passando-lhes o papo furado de que a CCS seria a forma de o governo liberar recursos para custear a emenda 29, que garante a aplicação de 10% das receitas do PIB (Produto Interno Bruto) para a saúde de forma escalonada até 2011, e define em 12% e 15% da arrecadação, respectivamente, o investimento no setor de Estados e municípios.
O que não se entende, a esta altura da conversa mole, é por que Lula que tanto gosta do golpe dos referendos populares, não sugere um plebiscito para saber se o povo quer a volta desse tal imposto de achaque ao cheque.

Os partidos de oposição afirmam que não querem a criação do novo tributo. Mas, como o brasileiro já está careca de saber, esses senhores conversando se entendem. Já os seguidores cegos de Lula avisam que apenas por meio da CSS será possível assegurar cerca de R$ 12 bilhões para a saúde. Essa fidelidade canina é só mais uma mordida raivosa na população.


Caso seja aprovada em 2009 pela Casa do Polvo, a CSS só será cobrada a partir de 2010, nos moldes da extinta CPMF. A alíquota de 0,1% incidiria sobre as movimentações financeiras e a arrecadação seria inteiramente destinada à área de saúde.


Já que Lula não vai mesmo pedir um referendo popular para saber o que o seu povo pensa disso, prepare-se: a sua mão vai ficar maior que o seu bolso. Outra vez. E Lula compra um avião novo. Dilma Rouchefe, uma nova bolsa pirata; Orlandinho, apenas uma tapioca aqui outra ali; Sarney arranja emprego para sua camarilha; Renan cria gado fantasma e come jornalistas; Beira-Collor canta de galo; Almeida Lima e Salgado, bancam os peões da Granja do Torto e, em caso de festa, vestem-se de mordomos.