O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

18 de ago. de 2009

GRANDEZA & INCHAÇO

Foto: Vilmar Tavares
Quimio e radioterapia, tanto quanto cortizona, engordam. Mas é mais ou menos assim como a prepotência: não é grandeza é inchaço. E todo aquele que está inchado parece grande, mas apenas cresceu, só inflou.

Uma pessoa soberba nunca está contente; é rabujenta, irritadiça, presunçosa, difícil de se contentar, pois sempre quer muito mais dos outros e do que os outros. O que mais causa irritação em um prepotente é a estatura da grandeza dos demais.

No cenário que se desenha na caminhada para a sucessão presidencial, a preferida do Palácio confunde o orgulho, um sentimento altivo, tenaz, tranqüilo, com a vaidade - coisa rasteira, incerta, inquieta. O orgulho engrandece as pessoas; a vaidade, como a prepotência, incha. O orgulho é fonte de muitas virtudes; a soberba, a vaidade, a prepotência, remetem aos piores e mais ambiciosos caprichos.

A arrogância do coração é o atributo da razão nas pessoas honradas, de bem; a arrogância das maneiras é a marca dos beócios, dos biltres.

O mundo é capaz de tolerar a presunção nos homens afortunados; nessas figuras de falsas e manchadas biografias, a vida não perdoa.