O zebu não pode fazer nada contra o seu calombo; é da sua natureza.
O PSOL acaba de apresentar pedido para abrir a CPI dos Planos de Saúde. Só num país de botocudos mesmo. Tem que pedir é para fechar todos os planos de saúde.
O que a saúde brasileira precisa é que o SUS - pago com a dinheirama da maior carga de impostos do mundo - ofereça tudo e muito mais até que os planos de saúde dizem oferecer. Plano de saúde é como o caroço no lombo do zebu: uma excrescência, uma verruga. A diferença é que o zebu não pode fazer nada para ter o lombo liso, ele nasce assim; o calombo é da sua natureza.
Plano de saúde só existe no Brasil porque o governo não tem programa de saúde pública; gasta os recursos milionários com a compra de alianças partidárias, terceirização da mão de obra dos seus cabos eleitorais, com o inchaço da máquina administrativa e com a estratégia de coalizão que compra e vende aliados num mensalão crônico e desenfreado.
O que a saúde brasileira precisa é de um tratamento de choque; de uma injeção de honestidade com soro de competência e capacidade. O organismo governamental está corrompido e num lépido e faceiro estado terminal.
WHO CARES?
E então serão criados quatro novos Tribunais Regionais Federais no Brasil. Só o seu trabalho de parto custará a bagatela de R$ 1 bilhão às burras públicas. Mas, como diz Joaquim Barbosa, cercado de gente proba por todos os lados: - Quem se importa?!?