O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

7 de jun. de 2013

O LOBISTA
E então, depois de uma providencial visita de Lula à África, Dilma Vana também esteve por lá  e agora a GOL vai e vem daqui pra lá e de lá pra cá. Por coincidência a empresa aérea nigeriana Arik Air já está com um pé no Brasil, só falta descolar uma grana faceira com o BNDES para fazer um bom e gordo negócio comprando aviões da Embraer. Conta para isso com o toque da varinha de condão de Lula, o lobista mais ativo da história desse país.

CAIXA-PRETA
A propósito, quando é que vai ser aberta a caixa-preta do BNDES? De onde sai e para onde vai tanto dinheiro? Quem são os consultores e intermediários das liberações trilhardárias nesse país de R$ 670 de salário mínimo, de aposentados humilhados e escrachinados pelo "fator previdenciário", de miseráveis sobrevivendo de bolsa famiglia? Quanto levam os lobistas que dão o empurrão que bota a caixa no porão? O Brasil tem oposição, ou só teve quando o PT não era governo?

DIVÓRCIO À RUSSA
Vladimir Putin anunciou seu divórcio de Lyudmilla, com quem estava casado desde 1983. Foi curto e grosso: "Foi uma decisão em comum, nossa união terminou". A primeira-dama também não foi mais do que rápida e rasteira: "Não vivíamos juntos há um tempo; raramente nos víamos". A última aparição do casal foi em 7 de maio de 2012, quando da posse de Putin no seu terceiro mandato. Quer dizer, foi uma separação sem linhas cruzadas. Consensual. Aqui no Brasil, a gente não corre risco algum de que algo parecido aconteça. Dilma Vana não tem de quem se separar. E o casal, seu antecessor, embora não apareça em público desde o escândalo Rosegate, vai bem, obrigado.

CASA DE AMIGOS
Quando, em 2002, Lula chegou pela primeira vez ao poder, fez a tradicional e quase protocolar visita de um presidente da República ao Supremo Tribunal Federal. Sem papas na língua e sem jeito nenhum para itamarateca lascou uma instigante questão em forma de afirmação: "Precisamos abrir a caixa-preta do Judiciário". Ficou tudo só na bazófia e no mal-estar. De lá pra cá, valendo-se da Constituição que dá ao presidente do Brasil a primazia de indicar os ministros do STF, Lula implantou na mais alta corte de Justiça do País a sua "estratégia de coalizão". Hoje, o organismo que tem, dentre os mais altos encargos, a função de fiscalizar e julgar os cometimentos do mais alto mandatário da nação é, para o Palácio do Planalto, uma casa de amigos.

1ª IMPRESSÃO
Vejo algo a mais nos olhos desse novo primus inter pares, Luís Roberto Barroso. Fiquei com a impressão de que usa sombra, delineador e rimel. Pode ser só impressão. Acho que faz as sobrancelhas, os politicamente corretos supercílios. Não, ainda não reparei nas suas unhas. Se pintar é porque joga pôquer. Ou não. Mas aí, já é outra história. O que importa é que tem os ares de uma figura impoluta, de fino trato - como é comum a um homem atual e moderno - e vai julgar, sim senhor, o destino final dos mensaleiros! Em tempo, descrever o perfil de um personagem público e notório não implica em nenhum desdém; fosse assim, o veronês Cesare Lombroso jamais sairia do anonimato. Ei, ei! É Lombroso, sim! Nada a ver com Cesare Battisti.

PEÇAS RARAS
Pronto está regulamentada a profissão dos domésticos. Os ricos vão exibir nos seus saraus e festas de arromba as suas faxineiras e cozinheiras como peças raras de valioso artesanato. A plebe vai ter só diaristas. Já tem gente terceirizando a nova mão de obra.

TODOS OS PODERES
Em pouco menos de 14 anos de governo, o PT de Lula está conseguindo, com o empurrão obediente de Dilma, o notável e pernicioso feito de comandar a massa e balançar a pança nos três Poderes constituídos da República. E já está pronto para amordaçar a imprensa, o instituído 4º Poder.

VANNUCHI FELICIANO
Paulo Vannuchi, um dos diretores do Instituto Lula, batalhador pelo "marco regulatório das comunicações", foi eleito para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, organismo da OEA. Grande coisa, o pastor Marco Feliciano é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.