O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de ago. de 2011

AMORIM POR JOBIM

Dilma não chamou o Elano para cobrar o pênalti, ela mesma bateu: Celso Amorim entra no lugar de Jobim na Defesa. Em matéria de substituição, Dilma é pior que Mano Menezes. Amorim por Jobim: sai o xinfrim e entra o ruim.  Rima e é verdade.

Isso apenas confirma o que vem acontecendo há mais de oito anos, como nunca antes na história desse país: no governo brasileiro toda mudança é suspeita, tanto faz que seja para melhor ou para bem pior.

Militares de alto coturno das Forças Armadas já abrirarm o berreiro. Acham que Amorim foi "a pior escolha possível" que a primeira-presidenta poderia ter tomado.

Mas é só tiro de festim. Os militares estão sem navios, sem submarinos, sem frota, sem o poder de fogo da indignação e sem os caças Rafale que a França até hoje não conseguiu empurrar para o Brasil. Mas com Amorim, agora vai!

O que fica mais evidente nesta escolha feita pela governanta do terceiro governo Lula é a falta de quadros para enfeitar as paredes da administração da primeira-mulher-presidenta do Brasil. Amorim não passa de uma figurinha fácil, uma espécide de selo postal para mensagens enviadas por e-mail.

A HERANÇA LULA
Só por quê Dilma teve que trocar três ministros em um semestre seria uma injustiça dizer que o governo Dilma é pior do que o governo Lula. Ele não pegou a herança maldita que Seu Encarnado deixou para a primeira-presidenta.

DILMA É UMA ILHA
O que Dilma sabe hoje é que não pode depositar nenhuma confiança nos companheiros de sua governança nesse submerso terceiro governo Lula. Ela não tem com quem compartilhar a sua autoridade.
Reprodução
5 MINISTROS JÁ CAÍRAM - As manchetes enganam o respeitável público. Dizem que Nelson Jobim foi o 3° ministro a cair nesses seis meses e pouco de governo Dilma: Antonio Calocci, Alfredo Nascimento e Jobim. Esqueceram que, num promíscuo troca-troca, Ideli Salvatti caiu da Pesca e o Garçom, Luiz Sérgio dançou nas Relações Institucionais. E aí, um entrou no lugar de uma e uma entrou no lugar do um. O pior de toda essa marolinha é que no entra e sai as caras de ontem, são as mesmas de hoje. Nesse país, as aparências já não enganam.

DENTRO DA LEI
Então, o afilhado de Michel Temer, capo de tutti capi do perene PMDB, foi lá na casa de tolerância nacional e reverberou que "tudo que fizemos foi dentro da lei". Ninguém duvida. Até porque ninguém é doido de ficar dando martelada nos dedos só para se sentir melhor quando deixa de doer. Quem mete a mão na vida pública, faz como quem mete a mão na privada. Não deixa um papel à mostra.  Não deixa vestígios. Se carimbasse sua expertise não seria uma autoridade no assunto. Estaria hoje no lugar dos simples mortais que fazem das tripas coração para pagar os impostos mais caros do mundo para sustentar o Estado mais inócuo do planeta. É histórico: a corrupção nos governos começa sempre sob o amparo da lei e dos seus princípios. Não há pior safadeza do que aquela que se exerce à sombra das leis e com feitio de justiça.

LEIS ESPERTAS
Há muito tempo que os canalhas descobriram que a lei é o mais sólido amparo aos vícios de um governo regido por espertos e ambiciosos. A lei é como um Viagra para os amantes frouxos, os galanteadores moles; a lei é o selo que garante a chegada da correspondência ao destinatário. Então, o governo faz as leis e delas se vale para servir-se delas. São leis espertas que enfraquecem as necessárias e colocam o legal acima do legítimo. Até provar que gambá não é raposa, moluscos não sofrem impeachment, dirceubabás e seus 40 mensaleiros não vão para a cadeia, caloccis continuam dando consulta, renans vendendo gado fantasma, sarnosos emaranhando o País, o PR segue esbravejando, o PT se acomodando e o PMDB governando.