O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

10 de ago. de 2011

GOVERNO SEM PODER

A gente gosta muito de criança, mas detesta choro de manha. É que, muito mais do que ser um sinal de dor, a gente sabe que se trata de chantagem. A esperteza infantil é tão repetitiva que os pais já nem se apercebem como reféns dos desejos e exigências justamente daquela criaturinha a quem cercaram de vontades e regalias. Não raro, os pais acabam cedendo à artimanha. Às vezes, no entanto, o choro termina com uma boa e merecida palmada.

Há quem goste de pular o muro. Aquele tucano emplumado voou pra cima de uma águia que depois bateu asas e piou que ia ter um filhote dele. Como era uma escapada que podia trazer rebuliço ao ninho doce ninho do tucano emplumado, ele preferiu calar o bico da ave de rapina e cedeu à ameaça, reconhecendo o filhote como seu. Foi assim que viveu feliz - e sufocado - por algum tempo. Aí, quem deu o pulo do gato foi a águia. O tucano, vítima da chantagem velada, ficou de asas quebradas. Paga caro até hoje pelo mico de ter se acovardado e cedido diante da ameaça de que a águia queria abrir o bico.

Há quem cometa chantagem em bloco. Fazem um carnaval em forma de passeatas, mais parecidas com desfiles momescos. Centrais sindicais, movimentos de esmagadoras minorias, militantes sem terra, sem teto, sem vergonha, trancam as ruas, atravancam o trânsito, param serviços essencias e fazem um país e seu povo de reféns. Sua chantagem, quase sempre tem um final feliz. Azar nosso.

Há quem cometa sequestros-relâmpagos. Pega as vítimas e, sob forte e violenta ameaça, exige compensação pela sua liberdade. Os amigos e parentes pagam e não bufam. Por vezes, nem isso adianta. É quando a chantagem acaba mal. Alguém perde a vida e o bandido vai preso. Sim, ao avesso do que acontece na vida pública, na privada os chantagistas às vezes vão pra cadeia.

Há governos que vivem de chantagem, de sequestro, de toma lá e dá cá, de negociações, de troca-troca, de compra e venda de cargos, usando e abusando da "estratégia de coalizão pela governabilidade". São os governos chantagistas. Vivem em sobressalto. Sequestram opositores para transformá-los em aliados; os aliados logo percebem que sua moeda de troca foi pequena e sempre querem mais. É então que se dá o inverso, o chantageado passa a chantagear. É o jeito de governar sem poder. Aí, ninguém sabe onde, quando, nem como esse crime organizado vai acabar.

Há multidões palpitantes de encurralados e ralados que acham que vai acontecer alguma coisa aos quase 30 varridos do Ministério dos Transportes de Valores do PR; aos mais de 30 do Turismo de Novais do Sarney; ou a quase ninguém lá do Ministério das Cidades. Você mesmo pode ser um desses que estão pensando que as agroneciatagens vão parar de acontecer lá pelo Ministério da Agricultura de Rossi, coalizado e coalizador de Michel Temer...

Se você pensa que agora vai e ainda acredita em Deus, então pelo amor de Deus, nos diga quanto você quer e o que é mesmo que você precisa e deseja para pensar como nós aqui do Sanatório da Notícia  que achamos que essa faxina anunciada não vai dar em nada.

Não, nem pense que isso é uma proposta indecorosa, é só o nosso jeito de exercitar a "estratégia de coalizão" para torná-lo nosso aliado. Você acaba se acostumando.

RODAPÉ - Há quem se submeta à chantagem do crime organizado estatal coalizado com o crime organizado comum, só para sentar na cadeira de um Palácio e bancar presidente de um país. Isso acontece no Brasil desde a proclamação da República. Mas nos últimos oito anos ficou bem pior.

ENTREMENTES...

Dilma pede relatório sobre ação da PF
Surpreendida pela operação Voucher da Polícia Federal, presidenta quer relatório do ministro da Justiça Polícia explica desvios no Turismo. Pelo visto, a primeira-presidenta cansou da lida de casa. Fazer faxina não é pra qualquer um. Quando começa tem que ir até o fim, ou a casa fica uma bagunça.

Ministro é benzido por deputado federal
Paulinho da Força benze Guido Mantega com espada de São Jorge, planta famosa por espantar mau olhado. O que Paulinho da Força tem que benzer é a ONG da esposa dele. Até agora ninguém sabe que milagre foi feito para tudo ficar por isso mesmo.

PR avisa líder do PMDB na Câmara que não participará mais de almoços da base
Não se engane, não perda de apetite. Pelo contrário, a fome aumentou. Agora o PR está também com sede de vingança. A chantagem vai aumentar.

Polícia explica desvios no Turismo
Empresas fantasmas eram usadas para vencer licitações e dinheiro para convênios era desviado. Surpresa! A polícia descobriu que a turma do turismo fazia a mesma coisa que andam fazendo no Denit, na Conab, no Ministério das Cidades, dos Transportes, dos Agronegócios...

Cresce irritação da base aliada com o governo Dilma
Maggi reclama que governo usa 'dois pesos e duas medidas'. Basta o cara ter nome de sopa para achar que pode misturar tudo e botar num caldeirão para ferver. Só ele não sabia que o principal condimento desse governo é justamente não ter medida certa na hora em que a conversa chega na cozinha. E tem mais: Temer já disse que o PMDB não se mistura; não tem nada para ser remexido.

Ministro do Turismo cogita sair da pasta e suspende convênios

Operação para desmontar suposto esquema de desvio termina com 35 presos. E há mais três ainda considerados foragidos. Pedro Novais quer sair porque descobriu que é ministro do Tunguismo.