O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de ago. de 2011

Chamada e lead do jornal O Estado de S. Paulo:
Petistas temem que ‘faxina’ de Dilma carimbe gestão de Lula como ‘corrupta’

BRASÍLIA - A "faxina" no governo da presidente Dilma Rousseff, que já derrubou quatro ministros em dois meses e doze dias, causa extremo desconforto no PT. Dirigentes do partido, senadores, deputados e até ministros temem que, com a escalada de escândalos revelados nos últimos meses - especialmente nas pastas dos Transportes, do Turismo e da Agricultura -, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva acabe carimbado como corrupto. Todos os abatidos foram "herdados" de Lula.

RODAPÉ SANATORIAL - O antirepublicano e o imoral, acima de tudo, nesse caso é que dirigentes do PT, deputados, senadores e ministros tenham medo de que o governo de Lula seja carimbado como corrupto. Eles não demonstram o menor sinal de receio até agora pelo fato de que o governo Lula tenha sido mesmo o mais corrupto da História do Brasil.

O CLONE
Ao  tirar a mina de ouro das agronegociatas das mãos de Wagner Rossi e jogá-la no colo do gaúcho Mendes Ribeiro, Dilma ficou com a vassoura na mão. A faxina ficou para depois. Fez apenas um negócio de feira, trocou seis por meia dúzia. Mendes já chegou anunciando que vê em Rossi "um exemplo a seguir". Então tá. O brasileiro já sabe o que pode esperar. Só não vai entender nunca porque, alguém tão pobre, tão eficiente, tão acima de qualquer suspeita, foi trocado por Dilma, sob rasgados elogios, por alguém que se revela seu clone, sem tirar nem pôr.

PRIORIDADE
Qual será o primeiro "exemplo a seguir" que Mendes Ribeiro vai adotar: terceirizar oficialmente o lobista; andar de jatinho de empresas parceiras do Ministério; preterir funcionários de carreira por neófitos de carteirinha do partido; consagrar ou ignorar as fraudes nas licitações?

NOVAIS É GLEISI
Quanto ao Turismo, ninguém se espante. Pedro Novais é apenas o melhor sucessor que Sarney conseguiu para não saber sequer dar continuidade a tudo quanto Marta Suplicy não conseguiu fazer de bom no Ministério. Novais está para o Turismo, assim como Jobim disse que Gleisi Hopffmann está para Brasília: nem conhece.