O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

1 de mar. de 2012

UNIVERSIDADE, O ARMAZÉM DA ESQUINA

Essa coisa de globosfera é um negócio sem fronteiras. Outro dia, escutei na Rádio da Universidade Católica de Pelotas, num desses programas in/formativos sob encomenda dos próprios donos - ou patrocinadores - o reitor dizendo, com toda a seriedade do mundo que " cada curso da universidade é uma unidade de negócio".

E o entrevistado ainda discorreu sobre o que chama de "concorrência desleal". E deu a sua fórmula de combate: "temos que entrar nela para valer. Essa história de ensino de graça não existe...". E se foi por aí afora.

Desliguei a R/U e fui bisbilhotar os sites da CBN e da rádio Jovem Pan, a primeira do Rio e a outra de São Paulo. Eu precisava esperaiar um pouco. Só não consegui me desligar da voz do reitor e nem do espírito da coisa.

A universidade para aquele douto entrevistado deve ser um shopping; a Reitoria, o armazém da esquina; o aluno é só o cliente devedor. Sei lá, acho que vou continuar sintonizando a rádio da Católica; ela ensina coisas que não estão nos livros. Nem nos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A propósito, não era disso que o reitor estava falando.

RODAPÉ - Sempre gravo os programas que pesquiso na internet. E cada emissora tem, por obrigação, gravar o que veicula. Assim é que, em caso de dúvida, os próprios alfarrábios devem ser consultados. O perigo é se persistirem os sintomas.