O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

6 de mar. de 2012

Duas semanas para combater pneumonia

Lula continua internado no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O presidente de honra do PT, fundador e diretor do Instituto Cidadania foi diagnosticado com pneumonia no domingo; segundo o oncologista, o tratamento deve durar até duas semanas. E não necessariamente dentro do hospital esse tempo todo.
Lula também foi submetido a uma tomografia que não detectou a presença do tumor na laringe. Mas o exame que vai mesmo comprovar o sucesso do tratamento só será feito após a melhora da inflamação e do inchaço na garganta.

"O que a gente pode dizer é que não se vê um tumor grosseiro", revelou Artur Katz, um dos médicos da equipe de Lula, fazendo malabarismos de retórica para  não deixar no ar a dúvida de que pode haver algo mais delicado na garganta do ilustre paciente. Pois deixou.

A VOZ DE LULA

Quanto mais Katz tenta ser um comedido porta-voz de Lula, mais as incertezas se reproduzem oncologicamente.

Katz contou que Lula não sente mais dor para engolir, apenas um desconforto. E ainda descontraiu a fala: "A dor maior foi ter visto a derrota do Corinthians ontem".

Ahãn, então foi por isso que o Santos ganhou. O pé corintiano de Lula é mais certeiro que o de Neymar que perdeu três ou quatro gols feitos.

Voltando ao assunto: o médico-informante disse que "embora o presidente tenha reagido bem ao tratamento, a imunidade de Lula não deve voltar aos níveis anteriores à doença e ao tratamento".

E aduziu, como anjo zeloso e guardador de sempre: "Evidentemente, muda a imunidade. Não se pode dizer que ele não tenha uma imunidade boa mas não é uma imunidade igual ao do passado (Sic) ou a que voltará ter em breve." Resumo, daqui pra frente é bom ficar em standby, tipo assim sempre alerta.

A expectativa do elenco hospitalar é de que Lula fique internado pelo menos até esta quarta-feira. As visitas durante o período de internação estão proibidas. A ideia é evitar um esforço vocal de Lula. O quadro geral de saúde do ex-presidente é positivo, posto que ele não apresentou mais quadro de febre.

Quer dizer, a pneumonia é no pulmão, mas cuidar da garganta é fundamental. De qualquer forma dá para qualquer leigo entender: os focos pulmonares vêm do tratamento na laringe "onde a gente pode dizer que não se vê um tumor grosseiro".

Katz explicou que o veto às visitas foi necessário, não  por causa da pneumonia, mas para evitar que Lula faça esforço para falar. Isso provoca desconforto na laringe - coisa que a companheirada ainda não conseguiu entender. Isso, o médico não disse, mas certamente pensou.