O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de mar. de 2012

Deixem Lula descansar

Otto Lara Resende dizia que o mineiro só era solidário no câncer. Já o PT e a sua base aliada não conseguem ser solidários nem mesmo nessas horas. Desde que foi anunciado a presença de um tumor malígno na laringe de Luiz Erário Lula da Silva que eles não deixam o homem descansar.

É uma romaria permanente, aos corredores do Hospital Sírio-Libanês, quando Lula se encontra lá pelo SUS das elites; um sobe e desce incessante pelos elevadores do pequeno e acanhado apartamento que Lula tem em São Bernardo do Campo; um entra e sai na sua sala de visitas; um vaivém no cerimonial de beija-mão aonde quer que ele se encontre que chega a dar dó e piedade.

Só a primeira-presidenta, em nome da velha amizade, já foi fazer uma "visitinha de médico",no mínimo e por baixo, meia dúzia de vezes. Isso, das fugidinhas rápidas que se sabe. Há suspeita de outras tantas. E todas sempre de enorme cortesia. Ninguém até agora pediu quebra de sigilo.
Esse caso dos encontros da criatura com o criador - você ainda se lembra disso? - é o típico avesso da visita médica: ela é quem pede consulta. E ele, paciente, dá a receita e nem cobra grandes coisas. Bom, pelo menos Dilma vai à cata do velho bruxo amigo e eterno companheiro guru.

Não há nada de charlatanismo nisso. Afinal, se trata de saúde política e não de algo que tenha a ver com pessoas. Só política, nada mais que política - uma coisa de políticos.

Os outros incontáveis papagaios de pirata, vão atrás de holofotes, fotografias e de 15 segundos de fama nos jornais de TV por declarações melodramáticas, tipo assim apoio moral, ajuda humanitária, como se o edifício de Lula fosse um Haiti.

Lá estiveram a mais não poder, sarneys, michéis temeres, marcomaias, manos menezes, fernandos hahahaddads, eduscampos, mujicas, Lugos e uma arroba de farinhas do mesmo saco e dúzias e dúzias de gatos do mesmo balaio. Afora, é evidente, a diretoria completa e desocupada do instituto que organiza as suas palestras pelos brasís e mundo afora.

Olha só o que fizeram com o presidente de honra do PT e diretor-geral e fundador do Instituto Cidadania que já atende pelo nome de Instituto Lula: o Cara está de volta às mãos da equipe médica do seu felizmente privado e merecido Plano de Saúde.

Dessa vez chegou com febre e pneumonia. Princípio dos dois males, diga-se a bem da verdade. Felizmente "sua saúde está bem", conforme boletim do Sírio-Libanês que ainda não autorizou, contudo, a sua volta para o doce aconchego do lar que a banda política não o deixa aproveitar.

Já é hora de alguém dizer para essa pandilha e ao próprio Lula que solidariedade não é isso; não é essa invasão cotidiana da sua convalescência; solidariedade é o que os seus eleitores de verdade estão fazendo, desde que souberam do drama de seu líder: solidariedade é orar em silêncio e contritos para que Lula não se deixe cair em tentação e se livre de todo o mal, amém.