O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de nov. de 2011

USO E ABUSO DA LEI

É disso que a gente está falando. É um primor de abuso de poder, a emenda regimental proposta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, determinando a ocultação de nomes de políticos e autoridades que respondam a processos na Corte.
 
Pelo absurdo saído da cabeça arbitrária de Peluso, os nomes e sobrenomes dos figurões são substituídos por suas iniciais. Não é nada, não é nada, ao arrepio de qualquer sentimento democrático, já são 152 os nomes dos notáveis “protegidos”.
 
Ninguém quer execrar ninguém, mas os doutos ditadores que nos perdoem: na democracia, transparência é fundamental. Isso posto, assim do jeito que está, configura abuso. É como disse outro dia, Ophir Cavalcante, presidente da OAB: “o STF reconhece que no Brasil uns são mais iguais do que os outros”.
 
Desse tipo de autoritarismo é que se confirma cada vez mais no Brasil da Silva que o País padece de um regime de grupelhos de poder oficial; bandas largas que usam a lei como instrumento para ficar acima da lei.
 
É o poder da minoria esmagadora sobre a maioria submissa.