O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de out. de 2009

BOLA GENÉRICA

La negra se fué
Moisés Pereira
De Porto Alegre


Ao me dirigir hoje cedo a uma clínica para administrar uma gripe distraída e extemporânea fui impactado com a primeira notícia triste da manhã.

Faleceu esta madrugada na Argentina a Cantora Mercedes Sosa um símbolo da música regional da América e a voz mais consagrada da música platina.
Mercedes faleceu aos 74 anos, vitimada por complicações renais e respiratórias - informou sua família.

Tive a oportunidade de assistir a última apresentação da cantora em Porto Alegre no ano de 2007, no Palco do Pepsi & Stage. Já com a saúde debilitada cantou sentada, o que não diminuiu a pujança de suas canções e o encanto de seu carisma e talento.

Sua carreira de aproximadamente 60 anos foi marcada por momentos memoráveis, inclusive no exílio, na época em que as ditaduras tentavam calar as manifestações culturais e artísticas.
A força da voz de Mercedes Sosa em canções de protesto, defesa da liberdade e dos humildes inflamava os expectadores que se empolgavam na platéia e, pelo menos, no período de duração de um show viviam uma experiência efêmera de revolucionários.
Além das músicas de exaltação à liberdade, Mercedes também cantava a nostalgia de forma emocionante e nos mais diversos gêneros encantou platéias latino americanas. Ataualpa Yupanqui e Violeta Parra , Victor Jarra, são alguns dos autores preferidos de La Negra.

Sua ligação com o Brasil era muito forte e aqui se apresentou muitas vezes com sucesso total. Lembro de seus duetos com Milton Nascimento e Raimundo Fagner inesquecíveis. Desde a saudosa Elis Regina muitas cantoras brasileiras interpretaram músicas com a marca de Mercedes Sosa.

As canções de Mercedes Sosa silenciaram neste 4 de outubro, mas continuarão ecoando em nossa memória por muito tempo fazendo com que nossa alma fique mais leve e enternecida.

E Barrichelo também foi.

A etapa desta madrugada do Campeonato Mundial de Fórmula Um em Susuka no Japão não chegou a surpreender, pelo menos àqueles com o enfoque nos interesses brasileiros. O vitorioso foi o Alemão revelação Sebasttian Vettel, Rubinho Barrichelo foi sétimo com Jenson Button chegando em oitavo.

Depois que Felipe Massa, favorito no início do ano, ficou fora quando sofreu um acidente nossa expectativa, ou pelo menos, da nossa mídia, principalmente a Globo que tem a exclusividade das transmissões voltaram-se para Rubinho.

Se o Campeonato foi surpreendente em seu desfecho e a equipe BRAWN GP tem tudo para fazer a dobradinha da vitória no final, o mesmo não se pode dizer de nosso experiente Piloto. Rubinho Barrichelo teve mais uma temporada previsível. . . Erros da equipe, problemas do Carro, pisadas na bola, enfim também se foi.

Para Button ser Campeão não precisa mais vencer, basta acompanhar a performance de Barrichelo até o final, o que convenhamos não é tarefa difícil.