O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de mar. de 2014

PORQUE É SÁBADO
Eu me permito bordejar Vinícius de Morais.

BRASÍLIA MAIS LIMPA

Hoje é sábado, amanhã é domingo. A vida vem em ondas. E porque é sábado, Brasília é outra coisa. As ruas estão mais limpas. Eles se foram rumo aos seus currais eleitorais. E você sabe nesta cidade quase boa, com quem está falando. A cidade hoje pertence, com horrorosas exceções, aos seus cidadãos comuns.

Hoje é sábado, amanhã é domingo. Não há como o tempo para passar. É muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo esse mal. Pelo menos até terça-feira quando a turba volta a fazer de Brasília a capital federal mais ocupada do mundo por perigosos usuários de colarinho branco e gravata. É o metro quadrado mais  pernicioso e mais caro do ranking mundial.

Hoje é sábado, amanhã é domingo. Depois de amanhã, a perspectiva de mais uma terça e Brasília não gosta de ver ninguém bem.

DILMA EMBANANADA
E porque hoje é sábado há no governo um frenesi de dar banana. Dilma Vana se desespera pelo brado retumbante do "Volta Lula" e bota Ricardo Berzoíni, o caçador de velhinhos da Previdência, nas Relações Institucionais que era de Ideli Salvatti que, como tábua de salvação, recebe a Secretaria de Direitos Humanos que devolve Maria do Rosário para a Câmara que, por sua vez, não pode fazer nada contra. E porque é sábado, Lula vem aí. E há um beber e um dar sem conta; e uma infeliz que lá se vai de tonta.

GARDEN NA PAPUDA
Há um garden-party na cadeia. Porque hoje é sábado há pela Papuda a sensação angustiante de uma profunda discordância. Há piquenique de políticos. E um grande espírito de porco. Até agora os prisioneiros mensaleiros não foram registrados no Cadastro Nacional de Condenados por Improbidade. E porque é sábado e amanhã é domingo, continuam sem inscrição na lista dos inelegíveis. Parece até que há um padre passeando à paisana no Conselho Nacional de Justiça.

OLHINHOS CHINESES
Porque hoje é sábado há a comemoração fantástica da nota A que a agência de risco chinesa Dagong dadivosamente concedeu à economia brasileira. Porque há a perspectiva de domingo, a inevitável segunda-feira, a certeza de uma nova e torturante terça nos devolve a velha e perigosa Brasília reocupada por colarinhos e gravatas itinerantes. E dando os trâmites por findos, porque hoje é sábado, a China pode arregalar os olhinhos no baratilho tipo rifa de quermesse da Petrobrás que o lulático governo Dilma não quer privatizar, apenas terceirizar.