O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de mar. de 2014

DESSA ÁGUA EU BEBEREI
Rio e São Paulo estão engalfinhados para ver quem bebe mais água do mesmo rio. Essa mixórdia já está virando um porre. As águas vão rolar... Besteira. Coisa fácil de se resolver. É só fazer com o Rio de Janeiro o que a turma dos royalties do pré-sal fez. Tira deles e reparte pra todo mundo. É a hora dos cariocas darem o troco e deixar os paulistanos de bico seco. E, quanto ao resto desse Brasil da Silva fora de controle, quem tem rio por perto, nunca diga "dessa água não beberei".

AMEAÇA NACIONAL
Falando sério, essa disputa de beleza entre cariocas e paulistanos pela água do rio é uma grande ameaça nacional. Não demora nada, todo lugar que tiver uma fonte de água, vai querer se antecipar ao governo central e centralizador que nos comanda, e instalar pontos de pedágio no curso de seus rios. Talvez até a ideia não dê certo, porque os estados e municípios que se julgarem prejudicados bem que poderão despejar seus esgotos e dejetos no rio que já não lhes pertence. Esse tipo de atitude, você já viu, vai onerar em muito os cofres das concessionárias. E isso, o governo jamais vai permitir. Jogar dejetos na água, não; o governo jamais vai permitir que prejudiquem uma concessionária. Prefere jogar esse ônus que já não está cheirando bem na nossa conta. Depois da guerra urbana da pacificação nas favelas do Rio, que pode se espalhar pelo Brasil afora, estamos à beira de uma guerra hídrica de margens e contornos nacionais.

LIBERDADE DE PRESSÃO
Como era de se esperar foi aprovado na Câmara o Marco Civil da Internet. O blocão dos descontentes foi só jogo de cena. Essa pandilha não nos representa mesmo. Agora, segundo Dilma Vana, em nome de Lulas, Falcões e outros aliados tipo assim maria-vai-com-as-outras, todos teremos "mais liberdade de expressão". E ela, a caneta na mão. Ou a tesoura. Tudo só depende do estado de espírito da sócia-proprietária do Brasil da Silva. A nossa liberdade de expressão está agora intimamente ligada à força de ex/pressão que vem de cima e desce a rampa.

COISA DE POLÍCIA
Que CPI da Petrobras quê nada! Seria mais uma negociata abafada por essa pandilha que não nos representa. A gandaia de compras superfaturadas de refinarias fajutas em Pasadena ou no Japão é coisa de polícia. Caso para ser resolvido pelo titular da Delegacia Policial da esquina mais próxima. O Ministério Público já deveria estar à cata desses conhecidos lobistas, disfarçados de autoridades públicas e notórias, comedores de comissões escandalosas e agentes de malfeitos contumazes que só não acabam com o país, porque o Brasil é rico por natureza.

MÃE DESNATURADA
Você ainda lembra do PAC-2 - lançado em 2011, antes mesmo que o PAC-1 fosse realizado? Pois uma das coisas que foram deixadas para trás pela velha e desnaturada Mãe do PAC, foi a promessa de entregar 513 Unidades de Pronto Atendimento, as decantas UPAs que Lula regorgou um dia, lá no Nordeste, que eram tão boas e bonitas que "até dá vontade da gente ser internado nelas". O governo Dilma Vana - de acordo com o site da ONG Contas Abertas - entregou de lá para cá apenas 14 gloriosas UPAs. Isso é só para registrar, porque esse é um governo que, como diria Zé Dirceu nos seus velhos tempos de liberdade, "não realiza, e nem deixa realizar".

CABIDÃO DE EMPREGO
Se você não tá sabendo, me dê licença de contar: depois dos dois governos Lula o quadro funcional da Petrobras escancarou-se de 46 mil para 85 mil funcionários. Enquanto dobrava o número de terceirizados sem qualificação e sem concurso, a maior empresa paraestatal do Brasil era reduzida pelo cabidão de emprego em que se transformou à metade do que sempre foi no tempo em que o simpático ditador Getúlio bradava: "O petróleo é nosso!". Hoje, não resta nem o grito lulático e eleitoreiro do tão inalcançável quanto irresponsável pré-sal.