O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

14 de mar. de 2014

ESTACIONAMENTO EM SÃO PAULO

Grupo de mais de cem pessoas depredou parte da Ceagesp - Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo em protesto contra o estacionamento pago. E ninguém usava máscara; ninguém era blackbloc. Cabines de fiscalização, veículos e um armazém foram incendiados pelos manifestantes que invadiram o entreposto na zona oeste de São Paulo, o maior da América latina.

Se há alguma coisa que incomoda os donos de qualquer veículo, de qualquer tamanho, qualquer porte, são os estacionamentos pagos. Os preços são exorbitantes, escorchantes e sem nenhum controle dos organismos públicos.

Nem se arrisque a ir no seu carro a um aeroporto da capital paulista; você vai pagar mais por hora no estacionamento do que o preço da viagem para qualquer lugar do país. Vá a um cinema ou teatro em São Paulo. Você paga mais para o flanelinha do que para a bilheteira. Futebol então, nem se fala. O estacionamento vale o ingresso numerado.

Mas, os brasileiros estão descobrindo o caminho das pedras. Exaustos de serem explorados e enganados, reagem do jeito que podem. Qualquer dia essa raiva, essa justa indignação toma jeito, se organiza e vira mesa dessa democracia de araque, cínica e destrambelhada.

DES/ORDEM E PROGRESSO
A indústria de São Paulo recuou 5,1% em janeiro, em comparação com o mesmo período no ano passado. É que ninguém mais acredita no Brasil que vê na TV. A nação, o povo brasileiro, deveria ter 10% dos horários de propaganda gratuita ou paga do governo e dos políticos na TV. Seriam seis minutos de verdade em cada 60 minutos de mentiras dessa pandilha que se apropriou do país. O bastante para colocar o Brasil nos eixos.

PACIFICAÇÃO ARMADA
No Rio de Janeiro, subcomandante da Unidade de Polícia Pacificadora armada na Vila Cruzeiro foi morto com um tiro na cabeça. Façam a autopsia. As digitais que estiverem na bala têm o DNA do governo do estado que insiste em combater a violência com o seu modelo de violência que chama de pacificação.

POLITICAMENTE IN/CORRETA

Dilma nomeou ministros tapa-buracos e não ganhou nada com isso. Este é um governo que não sabe fazer e não deixa fazer nada direito. Nem uma simples reforma politiqueira como esta, ela conseguiu fazer sem enormes estragos. O governo está botando água pelo ladrão. Ou vice versa ao contrário e coisa e tal.

Se tivesse feito, ao longo de seu mandato, só nomeações por mérito, como prometeu em seus primeiros discursos como "mãe de todos os brasileiros" conforme Lula mentiu que ela seria quando lhe enfiou a faixa presidencial no pescoço, Dilma poderia ter realizado um bom governo e não essa mixórdia que aí está.

Ela conseguiu ser quase tão ruim quanto Lula; só não o foi porque não foi ela quem inventou a "estratégia da coalizão pela governabilidade"; ela apenas a implementou com um vigor nunca antes visto na história desse país. Dilma não consegue mesmo ser politicamente correta em coisa alguma que envolva o PT.

É o seu lado brizolista que não a abandona. A paixão pelo caudilho é bem mais forte que a submissão ao fruto do mar. Só tem um pequeno detalhe que pode contar a seu favor nessa barafunda que a deixa furibunda: ela não manda nada, quem manda é ele.

CLUBE DO BOLINHA
Manchete tendenciosa: "Homens de 60 anos poderão andar de graça na capital paulista". O que é isso, companheiro, clube do Bolinha? E as velhinhas, não ganham nada; as velhinhas não entram?!? Um dia a mãe de HaHaHaddad vai ser sexagenária... Aí quero só ver.

Em todo caso, quando a esmola demais os velhos desconfiam. Vá que essa gente do governo esteja pensando em se livrar dessas aposentadorias que dão quase tanto prejuízo para os cofres públicos quanto a ladroeira que corre frouxa na máquina administrativa... Sabe lá quantos ônibus ainda serão incendiados por dia em São Paulo...

AH, TÁ!
Ministério Público prepara provas para indiciar a máfia do ISS por formação de quadrilha. Ah tá. Agora conta uma de índio e outra de português.

ESTACA ZERO
Dilma anunciou a troca de seis ministros, a título de reforma ministerial. Seis o nomes de uns que outros. Sei e finjo que não sei. Tanto faz dar na cabeça, como na cabeça dar. Dilma saiu da estaca para voltar gloriosamente à estaca zero. Todos eles dirão que a sua pasta é um ministério que "não rouba e não deixa roubar". Tá, se você está aí contrariado pela ignorância do redator sobre a identidade dos ministros do próprio país, então me diga aí o nome de meia dúzia dos ministros antigos desse governo que vai que vai. Diga aí. Não vale apelar para o Google.

PRA LÁ DE NORMAL
Sei lá, mas acho que é a minha índole anarquista que acha pra lá de normal o São Paulo de Pato e Ganso jogar com os reservas neste domingo contra o Ituano, só porque o timezinho de Itu está na frente do Corinthians na classificação da chave. E, em assim ficando, o Curingão não entra na fase final do Paulistão. Nada mais futebolisticamente brasileiro do que isso.

O MESMO DNA
Portugal rejeita adoção por casais homossexuais. Observadores garantem que só permitirão que eles tenham filhos se a criança tiver o DNA dos dois integrantes do casal. Há controvérsias.

UM PELO OUTRO
Depois de ficar no 12° lugar no treino de Fórmula-1, Felipe Massa diz que pode melhorar. Ah bom. Para endireitar de vez essa maré de atraso, basta que ele vá disputar o torneio de tênis de Roland Garros no lugar de Thomas Bellucci e o Bellucci se enfie no cockpit da Ferrari pra disputar o GP do Japão. Para que não vos espanteis com os resultados, em verdade vos digo, essa troca é tipo assim a reforma ministerial de Dilma: o roto pelo esfarrapado.