O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de mar. de 2014


A LOTERIA FEDERAL TINHA RAZÃO DE SER

Não jogo nunca na loteria. Muito menos na Federal. Mas na semana passada dei de cara com um número de bilhete que sempre me agradou. Comprei o bilhete. O prêmio era de R$ 250 mil, coisa assim como o ganho mensal de um deputado ou senador dessa República. Fui conferir pelo Google. Entrei na página de apostas da Caixa Econômica Federal. Não dei nem na trave. Passei longe. Mas descobri que loteria também é cultura. Olha o que estava lá, na base da publicação dos cinco números sorteados ontem:

"Você sabia que, no Brasil, a primeira loteria de que se tem notícia data do ano de 1784? O jogo foi promovido com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Câmara do Vereadores de Vila Rica (atual Ouro Preto) e a cadeia pública. No início, as concessões para sua exploração eram dadas preferencialmente aos orfanatos e às Santas Casas, também com o objetivo de arrecadar fundos. Só depois de proclamada a República é que as arrecadações começaram a fazer parte da receita federal.".
E assim é que fiquei sabendo que nem mesmo nos jogos de azar uma coisa deixa de ter com a outra: a primeira loteria foi para construir uma Câmara de Vereadores e também a cadeia pública. Faz sentido, né não?!?