O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de mar. de 2014

A SAGA CONTINUA

Por que punir Zé Dirceu e seus 40 mensaleiros - são 39, mas todos sabem que o 40° nunca botou o traseiro na janela - se o governo Dilma é o maior mensalão de todos os tempos da história desse país e continua deitando e rolando?

Ou será que distribuir cargos e salários, empresas estatais e ministérios é mais barato que os 30 dinheiros que os escariotes do mensalão abocanhavam? O que é que Dilma tem que Zé Dirceu não tinha?

Aquele apoio dos parlamentares e dos partidos que ele comprava por R$ 30 mil mensais, Dilma Vana compra hoje com os milhares de cargos de salários formidáveis, com centenas de estatais e organismos públicos inventados de acordo com o objeto de desejo de quem se vende como aliado, com ministérios inertes, com o dinheiro que a máquina pública tira de todos nós para dar aos amigos da rainha da Inglaterra.

Dilma só nessa hora manda alguma coisa, de resto quem preside o Brasil, todo mundo sabe, tem uma garganta de ferro que abafa até a voz rouca das ruas.

Então, se puniram Zé Dirceu e seus mensaleiros, por que não seguir o bom exemplo com quem hoje faz com perfeição o que ontem eles fizeram mal feito? Mensaleiro, seja qual for a estatura ou o sexo, merece no mínimo um presídio de segurança máxima. A saga continua, companheiros!

TARADO
Américo Fontenelle, que se gaba da amizade com Zé Dirceu,  é um embaixador que ficou tristemente famoso por seus ímpetos de mando e de mãos ágeis e curiosas nas embaixadas por onde passou. Acusado de assédio moral e sexual no consulado-geral do Brasil em Sidney, na Austrália, depois de passar pelo mesmo vexame no tempo em que foi cônsul no Canadá, mais precisamente em Toronto, ele agora foi punido pelo Itamaraty. Foi considerado culpado e punido, depois de uma prolongada e relaxante investigação interna, com uma suspensão de 90 dias. Pronto, o Itamaraty decidiu que um tarado se cura com o passar do tempo. E assim é que 90 dias estão de bom tamanho para as tendências dos itamaratecas mais liberais e modernos. Em três meses Fontenelle pode voltar a atacar.

PF NA PETROBRAS
Agora a vaca tá indo pro brejo. A Polícia Federal vai investigar as acusações de propina contra funcionários da Petrobras. Só não se engane. Isso pode ser apenas um novo salvo-conduto que, amanhã ou depois, pode virar currículo nas mãos de um desses acusados se ele virar candidato a algum coisa nesse país. Acenará com o inquérito na mão e bradará, "Vejam! Até de propineiro me acusaram. E não conseguiram provar nada!". Pode ser, mas também pode que não. Em todo caso, você acredita - de sã consciência - que um cabide monumental de empregos sem concurso e qualquer habilitação, pode abrigar algum propineiro seja lá onde for? Ah, só se você for muito maldoso. Ou ingênuo. Mais: muito bocaberta!

DILMA COM CUNHA
Aloízio Mercadante, hoje chefe da Casa Civil de Dilma e maior papagaio de pirata que uma president@ já teve na história dessa democracia da Silva, teve que ouvir calado e quieto mais uma bronca da patroa. Desta feita foi na frente de Michel Temer, outro ser estático diante do gênio irascível da velha e empacada Mãe do PAC, pela derrota do governo na Câmara diante do Bloco dos Descontentes.

Isso de chamar ministros para dar explicações, trancar a votação do Marco Civil da Internet e investigar a Petrobras, é mais que uma derrota, uma tremenda humilhação para a autoritária proprietária provisória do Brasil da Silva.

Não adianta nada Dilma Vana conversar com Mercadante, Michel Temer e outros office boies da sua República. Se quiser o PMDB do seu lado em outubro, ela vai ter que chamar o seu maior desafeto, Eduardo Cunha, ajoelhar e rezar.

Tomara que reze pela campanha da fraternidade da CNBB e peça a Deus pelo fim do tráfico de pessoas. Se a reza não for forte, então Dilma vai ter que bater um bom papo com Cunha e mostrar-lhe, de uma vez por todas, que é mesmo uma boa papuda.

MANIA DA PATROA
Em São Paulo, o motorista sem noção de Marta Suplicy estacionou em uma vaga para deficiente e... levou bronca. Ora deveria, na verdade, era ser levado para um hospital do SUS para ser examinado por um médico cubano e então saber o que é mesmo que ele tem na cabeça. De minha parte já dou o diagnóstico: tem mania de imitar a patroa. Ela se acha, fura fila, toma lugar dos outros na primeira classe, não passa pela inspeção alfandegária... Relaxem e gozem.

ALTOS E BAIXOS
E então a Fifa abriu e fechou em menos de duas horas a venda virtual de ingressos para jogos do Brasil. Diz que os internautas ricos desse país fizeram uma fila digital de mais de 200 mil pagantes. Entrementes, meus caros, entrementes... A Copa das Copas não está lá com essa bola toda. A Fifa devolveu 13.500 quartos de hotel que havia reservado para a temporada de competição. Isso é exatamente a metade das 27 mil reservas que a dona do evento tinha feito pensando que o Brasil era mesmo aquela maravilha que os arautos do governo lhe anunciaram. A razão da desistência de hospedagens é que a oferta se mostrou muito maior do que a procura. Mais da metade da expectativa de euforia virou medo e desencanto.

O PREÇO DO TURISMO
As diárias de hotel em Cuiabá, durante a Copa das Copas, é mais cara do que no Rio de Janeiro. E daí? O turismo no Rio é urbano; em Cuiabá, a floresta é logo ali, você pode andar de cipó pra cima e pra baixo. Quer mais mobilidade urbana que isso?!? Por falar nisso, você sabia que a comitiva de Dilma Vana pagou no Chile por quartos de hotel que não usou? Quer dizer, você pagou, seu trouxa. Mas, em matéria de turismo, tem um pequeno detalhe: isso não tem preço.

ESPALHE, ESPALHE
O governo de São Paulo vai reembolsar IPVA para donos de carros roubados. Essa é uma boa nova que deve se espalhar por todos os estados desse país de ladrões de automóveis. mas dizendo-se assim desse jeito, parece que vai ser fácil. Há, como você sabe, os trâmites legais para facilitar as coisas.