O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de jul. de 2014

Repressão prende por presságio

A repressão montada pelo governo para dar à Copa a segurança que não dá ao povo, prendeu neste sábado 19 suspeitos de envolvimento em atos violentos que seriam praticados amanhã em manifestações convocadas pelas redes sociais.

É a criminalização de qualquer protesto ou manifestação que negue o estado de exceção e de desigualdade social que se vive hoje no Brasil da Silva. Estão prendendo por antecipação. Essa gente tinha que jogar na zaga da Seleção da CBF.

Esta é a ordem e progresso da democracia especial que é exercida no ponto futuro. É a detenção por presságio. A captura por profecia.

Para os patronos dessa Copa equivocada, que trocou estádios e mordomias por escolas, hospitais, presídios, transporte e serviços essenciais dignos, tudo é festa; eles não se julgam ditadores, pensam que são ditalegrantes. Só espargem alegrias: copas, bolsas, palanques, inaugurações, pão e circo.

O simulacro de paz e harmonia que o governo quer passar para a nação e para o mundo vale uma Copa como essa. É por ela que Dilma fez de tudo e muito mais para mostrar quem é que manda quando ela diz e se garante que "não vai ter baderna". E, assim ela faz de conta que só ela não quer baderna nesse país.

Ora, o Brasil inteiro não quer baderna. Não quer Black Bloc; não quer repressão; não quer perder o direito de ir e vir; nem o direito de pensamento e expressão.

O Brasil não quer corrupção; não quer incompetência; nem quer farsantes. Não quer baderna e nem quer ser filho da mãe desnaturada dos PACs que não terminam uma obra sequer das que prometem e não saem das pedras fundamentais.

Muito menos, mas muito menos mesmo, o brasileiro quer apanhar de quem se considera dona da casa, dona e governanta desse imenso lar doce lar que é o Brasil.

Neste domingo, vai ter Copa; vai ter Fifa Fest de Rico e entrega da taça aos campeões do mundo para mais de 3 bilhões de telespectadores assistirem. E, malgrado a mordaça já acertada com as redes de rádio e TV, vai ter vaia.

A mais amplificada vaia de todos os tempos da história mundial das transmissões ao vivo e em cores e de todos os canais - abertos e fechados - dessa República de banalização de escândalos.

Se o governo pode prender e arrebentar por prognóstico, porque é capaz de pressentir, eu também tenho o pleno direito de adivinhar que Dilma Vana vai bancar a valentona e comparecer ao Maracanã; tenho por isso, o pleno direito de predizer que vai ter vaia.