O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de jul. de 2014

BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR
Hoje é um bom dia para você começar a se mexer.

Como assim "brasileiro não sabe votar!"?... Brasileiro não tem em quem votar.

Pegue aí, só por pegar, como exemplo notável: como acertar no dia 5 de outubro, em Brasília? Decidir entre Agnelo e Arruda é um escárnio. Vai acertar quando a Sininho votar na Dilma.

Ou lá no Rio, entre Crivela e Garotinho... Ou aí, no seu Estado, ao optar entre o ruim e o pior...

Não há como ser sábio o bastante para contentar aquele Pelé que um dia virou poeta e ganhou a afirmação "o brasileiro não sabe votar" como se fosse dele, apenas dele. Ele disse, sim. Mas todo mundo disse e continua dizendo isso.

O brasileiro não sabe votar, porque não tem como saber votar. Não tem em quem votar. É que os partidos chegaram na frente e já escolheram quem o brasileiro tem que escolher.

O Brasil precisa de uma reforma moral, rural e urbana; urbanizada. Precisa começar votando no vizinho ao lado que votará no vizinho que vota no vizinho; e assim, de calçada em calçada, de bairro em bairro, de cidade em cidade...

Precisa exercitar seu direito e não obrigação de voto escolhendo o síndico do seu edifício, do seu condomínio horizontal, ou do conjunto residencial rico onde mora, ou votando no síndico do padrão Dilma do Minha Casa, Minha vida.

Precisa se dispor a votar no sindicalista que a sua comunidade limpa escolher, tomando os sindicatos que os pelegos nos tiraram; o brasileiro, você meu caro amigo, precisa recuperar CDLs, associações comerciais, centros de indústria; diretorias de escolas, de Círculos de Pais e Mestres.

Você precisa estar no processo de escolha de quem deve assumir as reitorias de universidades mal havidas, sejam de confissão pública ou de malcheirosas privadas - afinal quem é que paga o pato?

Mister é conquistar a direção de fundos milionários de pensão que nos chutam os fundos; desalojar lobistas e consultores republicanos; sanear ONGs de fachada e institutos-lavanderias...

Enfim, necessário se faz que você aí, você mesmo, se disponha a ocupar os organismos de defesa da cidadania, tomando os lugares que os conhecidos e temíveis mandachuvas hoje ocupam para seus próprios bolsos e proveito e vontades e mandos e desmandos. O processo é vagaroso, mas pode ser prazeroso.

Ah sim, como votar bem em outubro para governador, deputado, senador ou presidente que, de contrapeso, leva o vice com ele? Vote o melhor que puder, no menos ruim. É que agora é tarde, a gente esteve dormindo esse tempo todo.

Então vote o menos mal que puder. Mas não para o que der e vier. Continue a perseguir a reforma moral que essa pandilha teme. Ocupe, gradativa  e irrestritamente os espaços que eles nos tomaram, em nome do que chamam democracia.

Os depósitos de lixo da História estão à espera desses entulhos usurpadores. Há lugar para todos eles. Talvez alguns, muito poucos deles, sejam matéria capaz de uma providencial reciclagem.

Não dê bola para o Congresso Nacional são 513 deputados e 81 senadores cercados de milhares de assessores e servis servidores, todos absolutamente descartáveis.

A nação não precisa deles. Só vai precisar quando os três Poderes da República forem independentes e sérios. Graças a você e mais um que, juntos, começam a formar uma multidão.



Hoje é um bom dia para você começar a se mexer. Olhe a sua volta: quem manda nesse condomínio aí, onde você mora, paga, não bufa e não manda nada?