O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de jul. de 2014

TCU ISENTA DILMA NA
NEGOCIATA DE PASADENA
Relator quer "neste momento" focar investigações "em pessoas que realmente fizeram o negócio".

O companheiro relator do processo de Pasadena no Tribunal de Contas da União tirou, "neste momento", a responsabilidade do conselho de administração da Petrobrás na aquisição da refinaria.

Dilma que era sua president@ na época em chefiava a Casa Civil do segundo governo Lula está isenta de responsabilidade, por enquanto, na negociata consumada em 2006.


Pelo que está sendo proclamado na mídia convencional, velha companheira, Dilma Vana e os conselheiros de administração parece que estão livres para sempre.

O que se diz hoje nas grandes redes de comunicação é que o relator e a corte, julgaram por unanimidade que a culpa é de Sérgio Gabrielli, Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e mais oito dirigentes da estatal que já estão com os bens bloqueados.

O TCU quer que eles devolvam aos cofres públicos os US$ 792,3 milhões que o cambalacho de Pasadena engoliu. Um prejuízo que beira os R$ 2 bilhões.

O que não está sendo dito no geral é que o tribunal não foi assertivo quanto à culpa dos ex-dirigentes. Eles só tiveram seus bens bloqueados até que os ministros cheguem a uma conclusão  a respeito das responsabilidades. Isso deverá acontecer numa nova fase do julgamento da escandalosa negociata.

E assim como quem não quer nada, José Jorge, autor do relatório abençoado por seus companheiros de tribunal, murmurou que não incluiu os integrantes do conselho então presidido por Dilma Vana, porque "neste momento" quer concentrar a investigação em quem ele chama de "pessoas que realmente fizeram o negócio" com a empresa belga Astra.

Espera-se agora que ao correr do julgamento, José Jorge queira saber por que foi mesmo que, ao ser flagrado com a boca na botija, Sergio Gabrielli disse e não mandou dizer ao defender-se do escândalo de Pasadena que "a president@ Dilma não pode fugir das suas responsabilidades".

Em todo caso, isso vai se arrastar até que outubro seja, mais que o mês das eleições, apenas uma carta fora do baralho que tem como coringa a Dama da Copa das Copas.