O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de jul. de 2014

ALGO SOBRE DEMOCRACIA?
Outro dia, imprensado, Aécio Neto Neves de Tancredo disse à imprensa que "não discuto aeroporto, só Brasil". Ontem, numa "entrevista" semi ecumênica - para UOL, Folha, SBT e Jovem Pan - Dilma Vana disse que "não discuto ministério". Ah, como é bom entrevistar essa gente. Será que eles responderiam algo sobre democracia?!?

CRIADOR X CRIATURA

Olha só, o criador se voltando contra a criatura.

Como Dilma Vana mais que gelou as relações, até congelou a vizinhança com Gilberto Carvalho e Franklin Martins, dois protegidos de Lula infiltrados no governo dela, Lula já deu o troco criticando e condenado o comportamento de Aloízio Mercadante, menino dos olhos de Dilma, na condução de assuntos com os seus dois apadrinhados.

E já avisou que se a president@ não voltar às boas com o par de vasos Martins & Carvalho, ele "dará entrevista que criará problemas à reeleição de Dilma".

Dá para entender agora onde é que ficam guardados os dossiês?!?

Esse é o velho Lula. Sempre à espreita. E esse é o jeito da sua democracia garantir o plano de poder num país que não tem programa de governo.

LULA E O EXIBIDO

Hoje, a figura incrustada no governo Dilma que mais irrita Lula, aquele que não larga o osso, é Aloízio Mercadante.

Lula acha que ele está muito exibido colorido, querendo ser presidente da República assim que termine o eventual segundo mandato de Dilma.

Lula já percebeu que Mercadante hoje tem mais poder e influência com Dilma do que Zé Dirceu tinha com ele, Lula, quando chefiava a sua Casa Civil, Sua Vida.

E Lula embrabece mais ainda, porque Dilma não dá bola para sua contrariedade e continua firme e forte dando apoio ao seu papagaio de pirata preferido.

QUANDO SETEMBRO VIER

Afora futricas e fuxicos o que significa mesmo esse desconforto de Dilma com o Cardeal Richelieu e o arremedo de Golbery do Couto e Silva colocados por Lula nos calcanhares da primeira-mulher-president@ do Brasil da Silva, é que Lula está mais do que nunca, com o pé que é um leque para tomar o lugar dela nessa corrida rumo à rampa do Planalto.

O grande príncipe virou sapo barbudo outra vez. E coaxa no meio dos aguapés que estão se mexendo.

Se as pesquisas continuarem mostrando que haverá segundo turno, antes de 15 de setembro, Lula vira novidade no Superior Tribunal Eleitoral.

Há controvérsias. E tremeliques, nas hostes petistas.

LEWANDOWSKI, BOA IDEIA?

Ministros supremos já andam duvidando que Joaquim Barbosa vá confirmar a sua renúncia nesta sexta-feira de agosto.

Na bolsa de apostas há quem jogue todas as fichas na hipótese de que ele continuará sendo dor de cabeça para o status quo republicano até novembro, quando termina seu mandato.

Ninguém sabe mais nada, a não ser que Barbosa não engole sequer a ideia de ver na presidência do STF o companheiro bom e batuta Ricardo Lewandowski.

Se Barbosa não aceita, por que o povo desse país deveria achar que Lewandowski é uma boa ideia?!? Em todo caso, Barbosa tem o poder de escolha; já a liberdade do povo não chega a tanto.

BRIGA DE GALOS
Os donos do PMDB acham que a briga entre os marqueteiros Duda Mendonça e João Santana vai acabar soltandos as penas de Paulo Skaf e Alexandre Padilha e que os dois têm tudo a perder com essa rinha de galos cantantes. Estimam que não haverá nem 2° turno. Besteira, Skaf não tem cacife para chegar lá e Alexandre Padilha nunca teve nada a perder.

ELEIÇÃO NO DF
Nada em uma eleição pode ser tão feio e indigno quanto a disputa ao cargo de governador do Distrito Federal. O eleitor vai ter que escolher entre um urticariante Argh!nelo e um pé de Arruda.

RONALDINHO FORA DO GALO
E Ronaldinho Gaúcho, no auge dos seus 34 anos, está deixando o Galo Mineiro. Depois de conquistar a Europa, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, o craque vai tomar conta das baladas nos Estados Unidos. Mas que joga bola, joga. Melhor que o Dunga, ele sempre foi.

IMPUNIDADE GERAL

A organização Human Rights diz que tortura cometida por agentes no País é impune. E informa que 64 detidos sofreram maus-tratos, por policiais ou carcereiros.

Ora, essa ONG não sabe de nada. Fala de 64 detidos assim, como se fosse mesmo só isso. Como assim, "maus-tratos"? Os detentos levaram empurrões, tiveram que aguentar cócegas nos pezinhos, foram fresteados em suas visitas íntimas, ou será que judiaram deles como castigaram Zé Dirceu, a quem botaram pra trabalhar?

E só mais uma coisinha: por acaso os corruptos, fraudadores de licitações, estelionatários do dinheiro público e propineiros, não são impunes também?!? Então, digam logo. Não fiquem falando só em detentos e em esqueletos tirados do armário. Parece até que não conhecem o Brasil da Silva.

LULA CONFESSA NA CUT

Lula não perde tempo. Bota a boca no trombone, sempre que tem um palco iluminado e uma plateia embasbacada.

Dessa vez, o alvo foi o Santander e o palanque a 14ª plenária da CUT.

Lula regorgeou tonitruante que "não tem lugar no mundo onde o Santander esteja ganhando mais dinheiro que no Brasil".

Peralá! Tempo pra nós! Isso é um desabafo, ou uma confissão?

Diga lá, não se escame, por que o Santander ganha "mais dinheiro aqui do que em qualquer outro lugar do mundo"?

Diga, não se encolha, que só pode ser por que há 12 anos o governo do Brasil está nas mãos e sob controle de quem está. Não há nenhuma outra razão.

Lula não limpa a boca quando vocifera para plateias embevecidas. Ele aproveitou a ocasião na plenária da CUT para dar vazão àquilo que ele acha ser capaz de provocar, nos ouvintes menos avisados, os mais primitivos instintos.

Falando sobre o memorando-alerta a respeito dos riscos da reeleição de Dilma distribuído pelo Santander aos seus clientes preferenciais, Lula falou de boca cheia: "Quem disse isso não entende porra nenhuma de Brasil".

E mais que isso, porque gosta de mandar, cobrou do banco a demissão de Emílio Botin, presidente do grupo Santander. E, encerrando o show na CUT, Lula chegou ao grande final: "O governo federal não vai jogar fora a confiança que o país conquistou nos últimos anos".


Pois, assim, com esse "conquistou nos últimos anos", Lula denunciou a si mesmo: a vida boa do Santanter até aqui no Brasil da Silva é todinha do seu tempo.

Assim é que, de repente e não mais que de repente, você fica sabendo pelos jornalistas visitantes do Palácio do Planalto que Dilma não aceitou as desculpas do Santander, por achar que elas foram "protocolares" demais. Aí, em seguidinha vem Lula com esse discurso-confissão lá na CUT que, se você não tá lembrado, dá licença eu vou contar: CUT quer dizer Central Única dos Trabalhadores.
Conclusão e sugestão: fique com um pé atrás e desconfie dessa blitz do governo contra o Santander que, de santo também não tem nada. É que as doações de campanha estão escassas. E sempre é preciso encontrar um jeito de tirar água de pedra e leite de vaca morta.