O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de dez. de 2013

VITÓRIA SUECA NO AR
Os caças suecos Gripen são o Raja Casablanca do mercado aéreo. Ganharam surpreendentemente de americanos e franceses como se fossem marroquinos diante do Atlético de Minas Gerais. A renda não foi lá essas coisas: R$ 4,5 bilhões na boca da bilheteria. Os cambistas estão de olho. Se você quiser saber quem são, basta ver seus sorrisos largos e observar seu silêncio sobre o assunto. Essa negociação levou dez anos para ser realizada. É mais duro ganhar do que gastar dinheiro público.

CASABLANCA
A derrota do Atlético diante do Raja Casablanca era mais previsível do que a vitória do time de Marrocos. Não que o Casablanca represente melhor o futebol marroquino; sim, porque o Galo mineiro é a cara do atual futebol brasileiro. O Raja Casablanca só precisou ser aplicado para ganhar de um Atlético sem força e sem talento.

O TRAILER DA COPA
O fracasso do futebol mineiro lá no Marrocos foi só o trailer do filme de suspense que a seleção da CBF vai protagonizar na Copa do Mundo. O Atlético joga tanto quanto o time de Felipão; a Croácia é bem melhor que o Casablanca. Vai daí que... Ora bolas, carambolas, futebol é fácil, todo mundo entende. A herança de Felipão foi o tempo que Mano Menezes levou para colocar o nosso futebol no 23° lugar do ranking mundial. Isso já nos custou muito caro. Manipular os resultados para fazer a alegria dos cofres da Fifa é a nossa grande chance de classificação para uma final. Isso não tem preço.

ALCAGUETE DISTRAÍDO
E a Comissão da verdade não vai querer saber nada, nem interrogar ninguém a respeito dos dedos-duros que entregaram os companheiros guerrilheiros urbanos e sem-terra à Ditadura? Vai ver que a comissão acha que o mais notório alcaguete da história já era o mesmo distraído de hoje e não viu nada, não disse nada, não fez nada, não sabe de nada. Que coisa, não?!?

SEM PASSAPORTE
Morreu Ronald Bigs, o ladrão do trem pagador. Uma espécie de Jesse James da Inglaterra. Bem que ele poderia ter presidido o Congresso Nacional no tempo em que viveu por aqui. O problema é que ele nunca teve passaporte diplomático.

INAUGURANDO NADA
Dilma "inaugurou" ontem, em mais um palanque, a promessa de construir um terceiro aeroporto em São Paulo. Só não disse onde e nem quando começarão as obras.Uma coisa mais ou menos bem pior do que a fracassada transposição do rio São Francisco que todo mundo sabe onde fica, mas não sabe quando sai.