O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de dez. de 2013

GREENPEACE NAS RUAS
Wladmir Putin foi acometido de um surto de bondade natalina. A Rússia absolveu todos os ativistas do Greenpeace. Eles já podem deixar o país onde estiveram engaiolados por quase dois meses. E já saíram dando pedrada, "o Ártico não foi anistiado". Quer dizer, eles estão prontos para mais uma temporada de descanso lá por aquelas redondezas. A bióloga brasileira Ana Paulo Maciel foi mais comedida nas suas declarações: "É Natal e eu ainda nem comi meu panetone". Não disse, mas bem que poderia fugir do assunto se dissesse. Era uma forma de dizer, nas entrelinhas, que não gosta do caviar russo que ainda acha a vodca finlandesa a melhor do mundo.

FERIADÃO DE NOTÍCIAS
Um feriadão do tamanho das festas de fim de ano é um desastre para o jornalismo brasileiro. Como a mídia não vive sem os políticos e estes abandonaram os gabinetes porque acreditam em Papai Noel, as redes de TV, jornais, revistas e web-media se esbaldam nas xaroposíssimas e intragáveis retrospectivas. É uma hecatombe de relembranças das lambanças do ano todo. E o brasileiro gosta. Gosta, porque é um povo que não tem memória. Tanto é que acreditou em Dilma quando ela disse que ouviu a voz das ruas; acreditou
quando Renan Calheiros disse que ouviu a voz das ruas e vai acreditar hoje quando Henrique Alves disser que a Câmara dos Deputados também ouviu a voz das ruas. E o brasileiro se lembra disso tudo, apenas porque ainda não foi rezada a Missa de 7° Dia dessas verdadeiras e sinceras expressões da mais pura verdade.