O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de dez. de 2013


O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS

O homem que sabia javanês é um conto do escritor brasileiro Lima Barreto. Trata da história de um malandro que, no começo do século 20 finge saber o javanês para conseguir um emprego. No fim das contas ele fica famoso como um dos únicos tradutores desse idioma. E passou a ensinar o que não sabia. Foi pego na mentira. Mas aí já estava rico. Só parou de lecionar javanês e foi feliz pro resto da vida, como se fosse um mensaleiro daquela época.

Hoje, nos pomposos funerais do humilde e grande Nelson Mandela, a história de repetiu. Apareceu o Sul-Africano que sabia o idioma gestual que aqui no país da malandragem se chama Libras - Língua Brasileira dos Sinais. O cambalacho sul-africano é o mesmo do brasileiro safardana que dizia falar javanês.

O malandro Thamsanga Jantjie tem tudo para se dar bem aqui no Brasil da Silva, terra de governantes vivos, surdos e mudos que não ouvem nada, não dizem nada, não sabem nada, não fazem nada. Tem emprego garantido nos palanques que já estão sendo montados pelo país afora.

Tanto faz que ele não saiba mais do que enganar os outros; os candidatos só sabem isso mesmo. Quer dizer, Thamsanga Jantjie é tudo que o Brasil precisa para eleger em 2014 o presidente e o vice da República, além de governadores, seus vices e o resto que pulula por aí.