O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de out. de 2009

REPÚBLICA DOS CALAMARES

n Mais ridículo do que esse Nobel que deram a Obama, só mesmo a romaria de dona Dilma Roucheffe às festas religiosas que parecem feitas sob medida para celebrar a sua oportuna conversão. Pior do que as duas coisas é o sapo que Lula da Silva engoliu em seco por não ter sido ele o escolhido.

n MEC quer assinar até quarta-feira novo contrato do Enem. Contando, ninguém acredita: o MEC escapou ileso por falta de prova. Mas, vida que segue... Logo o exame será realizado. Todas as providências já estão sendo tomadas para que os alunos não fraudem o teste. O resto fica assim como sempre foi.

n Senador Arthur Virgílio, além de tucano é faixa-preta no jiu-jítsiu. Pelo jeito que agüentou os desaforos e os gestos ameaçadores de Renan Calhordeiros, vai ver que essa faixa foi conquistada num teste do Enem.

n O trem-bala que ligará Rio a São Paulo vai ser financiado pelo Tesouro Nacional. O BNDES diz que está com o gatilho emperrado. Já o governo Lula do Brasil mostra assim que, com o bolso de todos nós, tem 20 bilhões de balas na agulha para dar mais esse tirinho no escuro.

n Os deputados, por mais fidelidade canina que tenham, não perdem a chance de dar a sua mordida. Querem criar agora, às vésperas de mais uma eleição, o vale-cultura: R$ 50 para o pobre do brasileiro ir ao teatro, ao cinema e às bibliotecas de qualquer esquina. Como é que eles vão comprovar que o dinheiro foi usado para isso, ninguém sabe nem quer saber. Desse jeito eles vão acabar com o bolsa-família.

n Dona Dilma Roucheffe, pré-candidata ao lugar de Lula do Brasil no Palácio da Silva, passou o final de semana em Belém, do Pará. Foi mais para juntar os cacos do PT com o PMDB lá na "terra onde nasceu Jesus" do que para realizar sua estréia numa edição do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas do mundo.

n Ainda na ressaca da visita à igreja do Senhor do Bonfim, sexta-feira em Salvador, dona Dilma Roucheffe ao lado da governadora petista Ana Júlia Carepa viu de arquibancada passar a procissão com quase 2 milhões de pessoas. E, sempre alerta, fez a sua boa ação do dia: ela e Ana Júlia ajudaram a recolher crianças assustadas. O susto deve ter sido quando deram de cara com a piedosa dupla dinâmica. Sincretismo religioso para dona Dilma Roucheffe é quando a política está no altar.

RODAPÉ - A frase "Belém, terra onde nasceu jesus" não é de dona Dilma. É do atacante Claudiomiro. Mas há controvérsias: os colorados dizem que é de autoria de Alcindo, velho ponta-de-lança tricolor. Há quem diga, no entanto, que La Roucheffe a teria usado como frase de efeito junto ao fervoroso público presente.