O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de set. de 2014

TEMPO DE CAMPANHA ELEITORAL

Porque amanhã é sábado,
Faça-se desta sexta-feira um prolegômeno
Do que possa virar suco desse bagaço político que estamos padecendo...

Eis, desde já, 10 pontos a ponderar:

SE...
Se você tem crápulas e corruptos entre os seus aliados, então decerto você é um deles.

CINISMO
O engodo, a desfaçatez, têm a aparência de um certo requinte intelectual que logo se deixa descobrir como farsa e dissimulação, às vezes com um certo charme e sempre com muito veneno e insensibilidade.

CALÚNIA
O caluniador sabe que a calúnia é irreparável. Ele calunia sempre e o quanto pode. Tem certeza que, por mais que a verdade venha à tona, no fundo, no fundo, algo ficará manchado para sempre.

HONRA
Em tempos de eleição, salve, salve as pessoas honradas! Elas sempre serão menos canalhas que as outras.

INJÚRIA
No meio da politicalha, uma injúria se esquece muito mais rapidamente do que um insulto. Quanto menos levantar a voz para agredir um opositor, mais fundo há de ferir um desaforo. Mais eficaz, pois, é injuriar do que insultar.

DIFAMAÇÃO
Nenhum candidato se envergonha das difamações que suas campanhas espalham; eles têm vergonha apenas quando são difamados. Mas nem todo mundo tem uma estrela na vida que brilhe o tempo todo.

O COICE
É hilário e, ao mesmo tempo enervante, ver na TV e nos palanques a empáfia com que os políticos arrebitam o nariz e estufam o peito para nos dizer coisas que qualquer burro relincharia. É como um coice na cabeça de cada eleitor.

COMO VOTO
Em política, mesmo os menos ruins, às vezes são obrigados a mentir... E é aí que se percebe como eles têm prazer quando mentem. Numa eleição, mentir é como voto: obrigatório.

METADE
Nenhum cidadão, nenhuma "pessoa comum" - segundo a escala social lulática - pode jurar e mentir sequer com a metade da audácia e da aparência de verdade que tem a promessa de um candidato.

HIPOCRISIA
Como escreveu Vitor Hugo, "o hipócrita é um hermafrodita do mal". É que ele escreveu em francês, daí não ter sido levado a sério pelos políticos que falam e escrevem pela nova ortografia portuguesa que Lula assinou sem ler. Mas, pra mim, a hipocrisia, além de ser uma espécie de homenagem ao vício e à deslealdade é também uma das artimanhas que os políticos usam para que os hipócritas sejam chamados de companheiros.