O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de set. de 2014

SAIA MAIS QUE JUSTA

Em política tudo é possível. No Brasil da Silva então, nem é bom falar. E no Brasil da Silva em antevéspera de eleição, ah aí é pra matar! É pau é pedra é o fim do caminho; é resto de toco é o toco sozinho pra tudo que é lado. E o pega pra capar - quem diria - é entre duas mulheres.

É provável que uma não consiga fazer na outra o que a outra queira fazer na uma. É possível que Marina Morena, caso seja necessário, se transforme em uma espécie de "Lula de saias".

Mas eu duvido e faço pouco que Dilma Coração Valente consiga ser, mesmo na pior e última de todas as hipóteses, uma "Dilma de saias". Em todo caso, em política tudo é possível. Inclusive, nada.

O FRENESI

Esse frenesi todo que arrepia o PT nesta antevéspera de um outubro vermelho que já está ficando verde, não é pela sua desenfreada paixão pelo poder. Que nada. É apenas porque ele se acostumou a ser situação e já perdeu os cadernos de sua própria essência; já nem se lembra mais de como é que se faz oposição. Está quase chegando aos níveis tucanos nesse quesito.

Imagine que Dilma Coração Valente, perca a eleição. Eu disse imagine, não mandei ninguém rezar. Imagine, só imagine. O PT tem tanta gente empregada na máquina administrativa que vai levar anos e mais anos até que a companheirada seja tirada dos cabides de todos os poderes constituídos dessa República dos Calamares.

E já pensou, essa turma toda lá, bem acomodada e sem medo de ser feliz, tendo de repente que se haver com o PT que perdeu o governo, voltando a pegar em armas, indo para a porta dos ministérios, atirando bombas de efeito moral, baleando os caras com borracha, esfregando as bandeiras do partido na cara dos antigos companheiros?

Claro que o PT vai voltar a ser o que sempre foi, antes de ser o que combatia com denodo e convicção desmedida. O PT vai voltar a fazer a única coisa que sempre fez com notório proveito: oposição. Oposição ferrenha, sem papas na língua, com faca nos dentes.

Dá  pra imaginar o inverso? Dá pra imaginar um novo PT,um PT adesista como se fosse um PMDB desses da vida? Sinceramente, vou dar um palpitezinho de amigo do peito: não, não dá.

Mas, pode ser que dê. Caraca! A gente está falando de política no Brasil da Silva! Hoje, por aqui, se pode tudo. Inclusive tudo ou nada.

Senão, vejamos: o Lula já não tem saúde, nem voz para saltar portões de fábrica; Zé Dirceu nunca mais vai pegar num fuzil com balas de hortelã; Dilma Vana, não vai querer nunca mais dormir em cima de metralhadoras; Zé Genoíno, jamais voltará ao Araguaia, nem mesmo para uma boa pescaria; e o que sobra no partido nunca soube o que é perder, só sabe o que é ganhar.

O que sobra de petista histórico, de biografia ilibada, depois de perder uma eleição, não chega nem a ser tipo assim um Vasco da Gama. É o resto. E o resto é o resto. Então saibam todos: o frenesi que arrepia o PT não é a sua paixão pelo poder; é a insustentável leveza de ser governo.

É esse novo jeito de ser do PT capaz de endurecerse, pero sin perder la ternura para continuar disfrutando de las ventajas de la burguesía, que vai determinar o próximo perfil do Partido dos Trabalhadores. Será oposição, mas bem do jeitinho que são os nanicos da base aliada: - Quanto levo pra ser seu amigo?

Quem sabe Marina, assim que seja eleita, não acabe entregando a sua Casa Civil, Sua Vida para Dilma Vana Coração Valente?

Vai ver que ela pode até nomear Lula da Silva ministro de Relações Institucionais e o autorize a reabrir o gabinete avançado da Presidência, lá em São Paulo, sob a nova direção de Rose, a apta e proficiente gerent@ de bons, de maus e de quaisquer negócios que, por ventura, saiam da coisa pública para acabar sempre na privada.