O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de set. de 2014

DE QUEM É COTA; DE QUEM?!?
Aquela menina, não demora nada, vai ser capa da Playboy.

Foto/Caricartoonist Chalenge

De repente, não mais que de 2002 pra cá, o eterno palanqueiro deu o brado retumbante da dicotomia social. 

Repartir o Brasil em nacos, em castas, em cotas, dá mais voto do que se possa imaginar. 

E não é que o Cara teve um sonho? Ele sonhou que, um dia, poderia ser como aquele pastor negro americano que teve um sonho. 

E foram chegando conceitos distorcidos tipo assim "nós e eles". E surgindo o Brasil dos pobres e o Brasil das elites.
Foto/Reprodução Caricaturas Uol
As cotas raciais invadiram as universidades, sabe-se lá por quê não entraram nas escolas de ensino fundamental, no pré-primário, nos jardins de infância... 

Há os bolsistas simpaticamente ociosos e os trabalhadores que se defendem do "a bolsa, ou a vida" do cotidiano; há os petistas e os que não sabem o que querem da vida; há o governo e os governados. 

E agora há os que jogam banana e os que comem banana; os que gritam macaco e os burros que não se calam... 

E assim vai a coisa se espalhando de tal jeito que, não demora nada, logo as margens do rio Amazonas do Brasil da Silva serão tão enlameadas de preconceito quanto já o foram as beiradas do rio Mississipi, lá na Terra de Marlboro. 

E o senhor dos anéis que criou esse Apartheid nacionalizado foi o mesmo que um dia, quando alguém cogitou de processar Sarney por uma de suas tantas catilinárias, saltou de banda e separou as coisas, colocando-as nos seus devidos lugares: "Sarney tem história suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum".

Foto/Reprodução Carta Capital

Perceberam? O lançador de postes recriou as castas no País: Sarneys e seus pares não são "pessoas comuns", o resto é o resto; o resto do Brasil é comum a todos. 

Isso foi em junho de 2009, mas eu não me esqueci. Esses rasgos de preconceito social eu não esqueço nunca. 

É que preconceito não tem cura; a gente tem que estar sempre prevenido contra os preconceituosos. 

Não é por nada que você é atendido por médicos cubanos e os doutores honóris causa própria baixam às hospedarias de unidades hospitalares de alto padrão, coisa que só está ao alcance de gente que tenha "história suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum". 

Quem é preconceituoso, quem?... De quem é cota; de quem?!?Aquela gremista que confundiu Aranha com macaco é só uma pobre menina que, não demora nada, vai ser capa da Playboy.