O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de set. de 2014

CENSURA PRÉVIA CASSA
EDIÇÃO DA REVISTA ISTOÉ 

A revista IstoÉ desta semana foi tirada de circulação. Foi a pedido de Cid Gomes, um dos donos do Ceará. E você esperava mais o quê, nesse Brasil da Silva?!?

Naquele abraço de Lula e seus comparsas à Petrozorra, ele e Dilma meteram os cachorros na imprensa. Como de hábito. Mau hábito. Eles gostam só da imprensa domesticada que diz apenas o que eles querem diga.

A revista IstoÉ saiu de circulação e tirou a reportagem "No rastro do dinheiro da Petrobrás" da sua página virtual, porque o ínclito Cid Gomes foi citado como um dos propineiros na reportagem que sugere aos leitores que entendam como o esquema na Petrobrás abasteceu o caixa de aliados do governo.

É que a revista deu nome aos bois que foram dedurados por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal do petróleo deles, na esteira da sua delação premiada.

A publicação foi tirada de circulação e a matéria foi sacada do ar por decisão da juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, de Fortaleza. Isso é censura. Faz bem ao fígado dos larápios da Petrobrás.

Se a revista errou, deve ser processada por injúria, calúnia, ou difamação. Se a juíza,  seja lá por quais ou quantas razões, deu crédito à palavra do político, pelas mesmas tantas ou quantas razões, deveria acreditar também no que a revista assinou e escreveu embaixo. Uma simples questão de equidade.

Ora, se um político bate o pé e reclama diante de uma juíza e ela cede aos seus reclamos, então deveria ler e ouvir os dirigentes da revista e os autores da reportagem para, confrontando as alegações de uns e outros, motivar-se a reler ou reestudar a legislação vigente. E abrir imediatamente o processo judicial. A lei está aí para ser aplicada.

Duvido e faço pouco que haja, na reportagem da revista IstoÉ algo mais do que injúria, calúnia ou difamação. Se é assim e não mais do que assim, então os tribunais, tanto como as leis, estão aí pra isso mesmo.

Cassar a revista é censura prévia. Uma prática abominável que atenta, com o pavor da dominação legalizada, contra a liberdade de pensamento e de expressão.

Essa redemocratização montada pelos políticos e para os políticos que aí estão no poder é a mesma democracia que derrubou Jango em 64 para, em 1985 botar Zé Sarney como primeiro presidente desse País que, paulatinamente, foi se transformando nas mãos de FHC, Collor, Lula e Dilma, no Brasil da Silva que hoje padecemos.

RODAPÉ - Por favor, não pensem que equidade tem a ver, sequer de longe, com equoterapia ou qualquer outro tratado ou comportamento próprios de equinos. Qualquer semelhança, seria mera coincidência. Ou não.