O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de jun. de 2012

Paraguai é a Cuba do Cone Sul

O bloco comercial Merdosul em reunião-relâmpago em pleno domingo suspendeu a participação do Paraguai na próxima cúpula regional que o grupo realizará esta semana em Mendonza, na Argh!entina.

E Hugo Chávez, sem reunião nenhuma, suspendeu por livre e também relampejante iniciativa o envio de petróleo ao povo paraguaio. Já o Brasil, mais melífluo do que comedido e tão democrata quanto os companheiros da Unasul - braço forte dos governantes do Cone Sul do mundo - limitou-se a chamar o impechment-relâmpago de Lugo de "rito sumário".

Exibida e belicosa como sempre - vide bagunça das Malvinas - a chancelaria
argh!entina deliciou-se ao informar que os países-membros do Merdosul e os Estados associados expressaram "sua mais enérgica condenação à ruptura da ordem democrática na República do Paraguai, por não ter sido respeitado o devido processo".

É o seguinte: quando a Constituição não é boa para eles e nem do jeito que eles querem e gostam, fabricam às pressas uma democracia ideal para o seu lado e por maioria esmagadora decretam, democraticamente, um embargo que faz do Paraguai uma espécie de Cuba - como se a Baía dos Porcos fosse por aqui.

O embargo do Merdosul é hoje para os paraguaios, o que o embargo dos EUA sempre foi para os cubanos.