O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de mar. de 2011

O Brasil que precisa parar pra pensar...

AO MESMO TEMPO - Zé Sarney, assustado com as ameaças de tragédia nas usinas nucleares do Japão, diz que "o Brasil precisa parar pra pensar em seus programas nucleares". O imortal presidente do Senado acha que o Brasil é tão abobalhado quanto ele que não consegue andar e pensar ao mesmo tempo. De bom nisso aí é que agora já se sabe: se alguém der um chiclete para Sarney mascar, ele não caminha. Pelo que revelou em seu mais recente ato falho, Sarney não consegue fazer as duas coisas de uma só vez.

BRASIL O QUÊ?!? - Quando esses políticos que até chegam à casta de governantes falam que "o Brasil precisa parar; o Brasil precisa pensar; o Brasil precisa fazer...", do quê é mesmo que estão falando? De quem estão falando?!? Parece até que não é deles mesmos. O Brasil há muito tempo não é o povo; o Brasil que tem vez e voz há muito tempo não é o brasileiro. O Brasil que precisa parar e mudar é o Brasil dos tres Poderes; o Brasil do crime organizado da iniciativa privada e do crime organizado estatal; o Brasil das 1001 Noites; o Brasil da Dilma e seus 40 ministérios; ou aquele do Ali Babá e seus 40 mensaleiros.

SAL DE FRUTA ENO - O Controle das Comunicações já foi estabelecido há muito tempo no Brasil. Começou com a farta distribuição de emissoras de rádio para políticos das siglas amigas; seguiu com a instalação de jornais por vereadores, prefeitos, governadores, políticos e candidatos a mamatas de todo tamanho e feitio; evoluiu para as redes de TV e agora invade a webmedia.

Quando os veículos não pertencem aos donatários dos vários lotes eleitorais do País, é porque estão nas mãos de laranjas; se não é asssim, as linhas editoriais são pautadas pelo poder dos patrínios. E, no Brasil não há, maior nem melhor patrocinador do que o governo em todas as suas camadas: municipal, estadual e federal.

O importante nem é tanto o que você escuta, lê e vê no Brasil; o importante é o que não deixam você escutar, ler e ouvir. Lula em oito anos ocupou tanto e de tal forma os espaços de rádio, TV e jornal que não deixou ninguém dizer, escrever ou mostrar mais nada. Salvo horrorosas exceções.

Dilma, mais recolhida às lides domésticas de uma neo presideusa, vai precisar do Controle Social da Mídia. Vai usar Paulo Renato para remexer a bruxaria do maldoso alquimista Franklin Martins. Você não perde por esperar. Então aproveite esse intervalo e compre logo uma boa dose de Sal de Fruta Eno. Você está prestes a receber uma bendita azia como herança.