O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de mar. de 2011

Ladaínha

A vida revida.

A vida revida. Nas coisas mais simples, mais banais. Da patada pelo drible, ao adultério pelo chifre. Assim como amor com amor se paga, violência gera violência. Ação gera reação. A vida revida.

O bandido rouba seu filho, você quer roubar o bandido. O governante é safado, você pensa que pode ser safado também. Deputados e senadores são mensaleiros, por que você não será um propineiro? Os juízes tem força para julgar, você quer o livre arbítrio. A vida revida.

O seu colega de classe colava na prova de portugues, você colava na de matemática. O safardana corta a fila, você pula na frente do outro. O motorista do carro da frente é intolerante, você bate na traseira dele. A vida revida.

Você gosta de esportes, logo quer ser o Arthur Nuzman. Se é apaixonado por futebol, seu sonho é ser Ricardo Teixeira. Se tem fome de tapioca, quer ser Orlando Silva. A presidenta e seus ministros usam cartões corporativos, você também acha que pode ter um. A vida revida.

O PT e sua base alocada são do jeito que são, o DEM e o PSDB morrem de vontade de serem iguaizinhos. Você vê o sujeito esconder dinheiro na cueca, e já se manda pro shopping à cata de um ceroulão. Só porque o filho do vizinho usa brinquinho na orelha direita, você deixa sua filha tatuar uma mariposinha na borboleta dela. A vida revida.

O Lula usou e abusou da "estratégia da coalizão pela governabilidade", agora você acha que pode comprar seus amigos em nome da boa vizinhança. Quando ele tinha azia lendo jornais, os jornalistas tinham frouxos de riso. A vida revida.

O Kadafi estraçalha a Líbia, Obama, Sarkozy e a ONU mandam atacar Kadafi. Foi assim que sabendo o que foram e o que fizeram Stálin, Hitler, Mussolini que você chegou a pensar em ser um Idi Amin Dada e comer uma Uganda de uma vez só. A vida revida.

Caça abatido na Líbia

Você olha com tanto prazer essa cena que nem reparou que o piloto ejetou o assento e até pode se salvar. No fundo, você está inclinado a torcer para que que ele caia na mão dos inimigos. A vida revida.

Seus filhos não gostam da escola, saíram ao pai sabe tudo de música, futebol e televisão, então você senta com eles na sala e, com o dinheiro dos estudos, paga TV a cabo para manter o Clube dos 13. Amanhã eles serão iguaizinho a você. A vida revida.

Se alguém dá uma bengalada em Zé Dirceu, você pensa logo em comprar uma bengala. Se Renan Calheiros tem gado fantasma, você também quer ser fazendeiro. Se o Sarney escreveu marimbondos de fogo, você acha que pode presidir o Senado. Já no caso de Paulo Coelho, você não é maluco de pensar em escrever como o Mago, mas acha que se for bem pior de redação vai ganhar mais dinheiro do que ele. Se um Zé Serra enterra a oposição, você desenterra um Aécio Neves. A vida revida.

Sanatório da Notícia pisa nos astros distraído com a sola da liberdade de expressão; os deuses ressentidos reagem com o tique nervoso da mordaça. Outro dia um caça-fantasmas internou-se por aqui com quatro pedras na mão; saiu com vinte pedras nos rins. Tá pulando e andando sangue até agora. A vida revida.


RODAPÉ - Em casos como o de Jesus Cristo... é mais difícil ser como ele. Morrer numa cruz não faz muito o seu gênero. Resta-lhe, porém, o desejo de ser o carrasco dos carrascos de Cristo. Ou nunca lhe passou pela cabeça crucificar Pôncio Pilatos?!? A vida revida. E a gente lava as mãos.