O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de mar. de 2011

Barack, O Bamba

Por Carlos Eduardo Behrensdorf- Brasília

Melou o discurso do presidente dos Estados Unidos da América do Norte Barack Obama, na Cinelândia, diante do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A fala presidencial será ouvida por 2.300 convidados dentro do Theatro. Está valendo o Estatuto da Gafieira: quem está fora não entra, quem está dentro não sai.

A turma do sereno verá tudo em telões. E no cenário externo o dono do Amarelinho está com uma dúvida: abre ou na abre amanhã? Vende ou não o tradicional chope na “caldereta”?

Em Brasília, tudo ocorreu de acordo com o programado.

Os discursos oficiais não surpreenderam: Dilma Rousseff foi direta aos assuntos que interessam e Barack Obama deu a tradicional e já esperada enrolada, acenado com ações conjuntas em várias áreas.

No almoço do Itamarati José Sarney e Fernando Henrique Cardoso conversaram numa boa. Como não sei fazer leitura labial, dancei. Olhando os dois sorridentes ex-presidentes conclui-se: o Brasil é um país muito forte. Que resistência...

Houve novos e curtos discursos, brindes de parte à parte.Falando mais ou menos sério, acho que todos nós sabemos que os norte-americanos olham com inquietação a anunciada perda de um poder que já foi, digamos, soberano. A China cutuca na chamada “competição por influência global”.

Ninguém mais duvida que a pole-position global está em disputa por estas duas potências. Se fosse um grande prêmio no Jockey Clube do Rio de Janeiro eu diria que correm por fora neste páreo Brasil, Índia, Rússia, Indonésia, Irã e Turquia.

Vamos aguardar os jornais de domingo para ver o que há de novidade. (Carlos Eduardo Behrensdorf).

Guantanamo é Aqui!

Pronto, a Cinelândia - quem diria?!? - acabou num Guantanamo. O PT bateu nos infiltrados do PT no PT. O Cara de verdade não é Cabral e descobriu o Brasil mas não foi para falar com Paes. Obama disse que veio para falar de paz. (Laoviah Raziel).