O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de mar. de 2011

Foto às vezes sem fato

Uma casa em praia alemã
Por Carlos Eduardo Behrensdorf - Já em Brasília


Kullungsbor é uma praia ao norte da Alemanha, no Mar Báltico, bem pertinho da Dinamarca. Tem história desde 1886, construiu os primeiros Spa’s e no fim da II Guerra Mundial serviu de refúgios a nazistas.

Foi também controlada pela Alemanha do Leste e com a unificação transformou-se em uma praia para a classe média alta.
Foto: Arq/Behrens
No melhor terreno do local há uma casa sombria e sobre a qual poucos ou quase ninguém fala. Motivo: era a casa de praia de Goebbels, Paul Joseph Goebbels, ministro do Povo, Alegria e da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista. Figura-chave do regime exerceu sua capacidade de convencimento controlando instituições educacionais e os meios de comunicação.

Em 1943, Goebbels intensificou a propaganda, exortando os alemães a aceitar a ideia de guerra total e de mobilização. Goebbels permaneceu com Hitler em Berlim até o suicídio do Führer. Em suas últimas horas, dizem os registros da época, que Goebbels permitiu a sua mulher, Magda, matar os seus seis filhos pequenos. Goebbels e sua mulher cometeram suicídio.

A casa continua lá. Os mais velhos não olham e os jovens também não. Na praia há jovens lindas e carros modernissimos circulando.A propaganda lá cuida de grifes e marcas. Melhor assim. (Carlos Eduardo Behrensdorf – Brasília)