O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de ago. de 2014

SISTEMA CARCERÁRIO DESUMANO E FALIDO
O Brasil tem mais 700 mil presos;480 mil ainda não foram julgados. Temos mais presos que a Rússia.

A nova população carcerária brasileira é de 711.463 presos. Os números foram apresentados há exatamente dois meses (04/06) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a representantes dos tribunais de Justiça brasileiros. Desses reeducandos (!?) nada menos de 147.937 relaxam e gozam naquilo que é o sonho de Dirceu e seus companheiros de Papuda: a prisão domiciliar. 

E, pra seu governo, 66% dos presidiários estão na cadeia aguardando decisão judicial, talvez porque não sejam mensaleiros e nem amigos do rei. Não é nada, não é nada, são cerca de 480 mil encanados, embora ainda não tenham sido julgados. 

O Brasil é a terceira maior população carcerária do mundo. Quem garante é o ICPS, sigla em inglês para Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King’s College, de Londres. 

Já ultrapassamos a Rússia, no ranking mundial de prisioneiros: lá, 676.400 condenados cumprem pena atrás das grades.  
 
Para você ter uma ideia do que é esse barril de pólvora que cerca a vida dos brasileiros comuns, o déficit atual de vagas no sistema carcerário brasileiro, pelos dados do CNJ é de 354 mil vagas. Eufemismo calhorda para não dizer que isso traduz amontoamento e promiscuidade nos nossos presídios, inclusive de segurança máxima. Sem qualquer chance de reeducação e reabilitação dos apenados.


Se contarmos o número de mandados de prisão em aberto, de acordo com o Banco Nacional de Mandados de Prisão – 373.991 –, a nossa população prisional saltaria para 1,089 milhão de pessoas. E aí sim, fica tudo muito bem e do jeitinho que o diabo gosta.

E sabe lá você quem deveria estar tratando de resolver essa indústria que transforma presos em feras indomáveis que se voltam contra a sociedade? O Ministério da Justiça. 
Acontece que, pela Constituição-Cidadã, o ministro não precisa ter notório saber, nem sequer qualquer qualificação para exercer o cargo de uma pasta que já não pertence mais à nação; o Ministério da Justiça é do governo. 
Basta ser portador de uma flamante carteirinha do partido ou de sócio do clube da base aliada para ser ministro da Justiça. Pergunte ao ministro de plantão, qual é mesmo o projeto de política carcerária humana e possível que ele está pondo em prática. 
Pergunte, mas só por perguntar. E com muito jeito e maneira, do contrário, você corre o risco de amanhã ver o sol nascer quadrado.