O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de ago. de 2012

TV DESLIGADA
Os jogos na Inglaterra começam bem esta amanhã. Agora, pouco mais de seis horas, uma dupla masculina de vôlei de areia - Londres não tem praia, pô! - está ganhando de um par de vasos da Alemanha. Vale dizer que Lula ainda não acordou. A TV está desligada.

DOIS PERIGOS
Hoje a seleção de futebol da CBF enfrenta o seu primeiro mata-mata. Joga contra a Honduras. Tem dois grandes problemas pela frente: Mano Menezes continua como técnico e Lula já estará acordado.

E DAÍ?!?
E se der zebra e o time de Mano Menezes ganhar o tão decantado ouro olímpico, o que vai ser do futebol brasileiro? O Brasileirão vai ser melhor, ou a Taça Libertadores já não vai valer mais nada? Voltaremos, talvez, para o grupo dos 10 melhores no ranking da Fifa. E, nessa fantástica recuperação, ultrapassaremos a Argh!entina, o Uruguai, o Paraguai? Uma coisa é certa, agora que a Venezuela fica no Cone Sul, não seremos os últimos no futebol sul-americano. Evidente que tudo isso só será possível se Lula pegar no sono até o fim da Olimpíada.

MAIS O QUE FAZER
Eleições em São Paulo, maior eleitorado do Brasil: o indefectível Zé Serra tem 26% e Celso Russomanno, o Procon Ambulante chega a 25% das intenções de voto. A pesquisa é do Ibope/TV Globo/Estado e mostra que 4 candidatos estão empatados em 3º lugar na disputa pela prefeitura; Soninha Francine tem 7% e HaHaHaddad tem 6% e continua causando frouxos de riso. Pelo visto Lula assistiu ao "debate" na TV Bandeirantes. Pelo andar da carruagem, logo vai anunciar que, assim como o Mensalão, a eleição em São Paulo também não chama a sua atenção e ele tem "outras coisas mais para fazer".

ESPORTE NACIONAL
O Brasil ontem perdeu a regularidade em Londres. Saiu da cômoda posição de 18° colocado no ranking de medalhas e foi parar no honroso 20° lugar. E pelas medalhas que conquistou fica a surpreendente constatação: em matéria de esporte, o judô é a preferência nacional dos brasileiros.

IRREGULAR
Quem também perdeu a regularidade ontem foi o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Depois de cinco horas de leitura e uns dez copos d'água, pediu a condenação de apenas 36 dos 38 acusados do Mensalão. Na véspera disse que a justiça só seria feita se "todos fossem condenados". Em todo caso, Gurgel se recuperou em tempo: ele requereu a "expedição de mandados de prisão cabíveis imediatamente após a conclusão do julgamento".

PRESSÃO
Roberto Gurgel depois da sessão de leitura disse à imprensa que vinha sofrendo pressões e ameaças durante o tempo todo em que elaborava a peça acusatória. Se bobear, até o fim do julgamento e com muita sorte vai receber pelo menos 36 telefonemas de profundo agradecimento e, certamente, mais um de Ali Babá... Com a voz disfarçada, é claro.

DORMINHOCO
Ei, pronto! Os brasileiros Emanuel e Alison meteram 2 a 0 na dupla alemã numa quarta de final do vôlei jogado num monte de terra. Como esse Lula acorda tarde.

DESCANSADO DEMAIS
Cesar Cielo não gosta de bronze. Chorou e justificou a perda do ouro de 2008 em Pequim, admitindo cansaço por ter nadado a prova dos 100m. Vale lembrar que a prova dos 50m sua especialidade foi realizada dois dias depois da outra que o deixou estafado. Pode ser que em 2016 ele já esteja recuperado e pegue o ouro de volta. Vai ter que ser mais rápido que o Zé Maria Mariz.

CADÊ A PROVA?
Para observadores petistas o procurador-geral Roberto Gurgel continua procurando provas. Não provou que houve mensalão. Olhar de torcedor é uma coisa; de julgador é outro. Mas, dos 11 doutos magistrados do egrégio tribunal, oito têm uma estrela vermelha no brilho do olhar distante. Em todo caso, essa ótica do PT é tão confiável quanto a daquele namoradinho flatulento que sozinho com a gata dentro do fusqueta infestado, de vidros fechados, jurou no maior amasso: - Não fui eu!