O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de mai. de 2011

Concurso pra Miss Negra
Por Jandir Barreto - jornalista e professor
Foto: Laureano Bittencourt
No próximo dia 20 de abril será escolhida a representante pelotense para o concurso Miss Beleza Negra do Rio Grande do Sul 2011. Só serão aceitas inscrições de jovens da etnia negra, solteiras e sem filhos.

Diante da informação, amplamente divulgada pela imprensa, cabe a indagação: Como é que a negra Deise Nunes de Souza, em 1984 foi eleita a primeira miss negra do RS, depois,a primeira negra miss Brasil, conquistando ainda o sexto lugar no miss Universo?

As conquistas de Deise, que começou ganhando o Rainha das Piscinas, defendendo as cores do S.C.Internacional, serviram para desmistificar o racismo gaúcho.

Três décadas depois, contudo, o RS volta a promover um concurso de beleza exclusivo para uma etnia, a negra. O acontecimento lembra o modismo estampado em camisetas onde se lia: 100% Negro.

No Brasil, e especialmente no RS, parece que racismo só vale se denunciado quando praticado contra negros. Ainda bem que durante a discussão de cotas para negros nas universidades públicas, o líder do Movimento Negro Socialista, do Rio de Janeiro, José Miranda, declarou: No Brasil, branco pobre também é preto.

Sobre o mesmo tema polêmico, eis o que disse o atual ministro da educação, Fernando Haddad: Os jovens brancos das escolas públicas têm rigorosamente os mesmos direitos de negros de escolas públicas.

Dá pra imaginar o alvoroço que seria se apenas jovens brancas pudessem participar do próximo concurso para o Miss RS. Tal como o líder do movimento negro socialista carioca, acredito que não é a cor da pele o fator determinante para a mais lastimável discriminação. Só a educação, que leva a ascensão social, é capaz de derrubar toda e qualquer barreira, inclusive a racial.