O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de abr. de 2011

DILMA NA CHINA E DINAMITE NO RIO

Pronto, o avião da presidenta Dilma já está na China. Desceu com 300 empresários de carona. Não se tem notícia de qualquer amiga clandestina de nenhum piloto infiltrada na comitiva. É uma viagem de negócios.

Bem mais comedida que seu antecessor, a presidenta vai ficar seis dias conversando com o governo chinês. A idéia é trocar figurinhas. Produtos daqui, mão-de-obra dali; porcelanas legítimas, quinquilharias, essas coisas. Tudo pode dar certo.

Quem não aparece no séquito brasileiro que percorrerá fábricas de equipamentos digitais é o chefe dos mensaleiros, diretamente interessado no assunto banda-larga - menina dos olhos de Dilma e que tem tudo a ver com a tecnologia da ZTE, fábrica de Xian que será visitada pela primeira-presidenta.

Uma coisa já se sabe: o Brasil nunca vai chegar aos pés da China em matéria de pirataria. Aqui, a turma ganha com o bolsa-família três vezes mais sem trabalhar do que os chineses trabalhando 15 horas por dia. Não há produção de radinho, relógio, CD Player, celular e minicomputador que resista a um salário assim.

Nesse meio tempo, enquanto Dilma está no país que inventou a pólvora, o Vasco da Gama, de Roberto Dinamite, ganhou mais uma e está com tudo no campeonato carioca. Ah, sim... A esposa de Michel Temer é a primeira-dama do Brasil.