O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de set. de 2012

O Futebol de Mano é o Maguila

O selecionado de Mano Menezes levou mais de 20 minutos para fazer um gol no time da China, uma baba como nunca se viu antes na história dos amistosos da seleção da CBF. E penou para chegar aos 2x0 no primeiro tempo. Depois, foi como porcaria de galinha na correnteza. Tsunami de gols. Um negócio da China para a cartolagem que insiste com Mano Menezes.

Flávio Prado, comentarista de estúdio da rádio Jovem Pan de São Paulo disse e acertou: Mano Menezes prepara a seleção como um dia prepararam o Maguila para ser campeão mundial do boxe de pesos pesados.

Ninguém esquece. Maguila só batia em galinha morta. Quando os brasileiros pensavam que ele era um Mike Tyson, viram-no lutar com Evander Holyfield. O fanfarrão nacional tinha queixo de vidro. Coitado, não sabia. Até ele estava iludido. Pensava que era o que diziam dele. Por causa disso, está dormindo até hoje. Não sabe nem o número da placa que o atropelou.

Para garantir o empregão Mano Menezes escolheu a dedo duas galinhas mortas: penou para ganhar da África do Sul e fez pensar que a vaia foi de torcidas organizadas paulistas que querem Tite no seu lugar. Tite é gaúcho. Agora meteu 8x0 na China, que só joga pingue-pongue.

Foi aplaudido na Paraíba que, em matéria de futebol, só tem torcida. Veio para a plastificada entrevista coletiva e contou com seu jeito maneiro de ser a história oficial. E como é oficial, fica valendo como verdade. Parecia um daqueles advogados de defesa dos mensaleiros que usam como lei inexorável o conhecido preceito da zoologia popular: vale o que tá escrito.

Para Mano Menezes, o que vale agora é que daqui a cem anos, estará enfiado nos anais da CBF e nos anais dos brasileiros que, um dia, o Brasil venceu a China por 8x0. E estamos conversados.

Que venha então a Argh!entina. Mano já está preparado para isso: convocou só brazucas para os dois próximos grandes feitos. Pronto, não vai jogar com a escalação ideal. Se perder, está desculpado. Taí, o futebol brasileiro de Mano é o Maguila que o submundo do boxe maquiou de Mike Tyson.