O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

1 de set. de 2012

O Contraveneno do Dr. Juca

Dr. Juca já sabe que seu cliente Zé Dirceu está com a faca no pescoço. Está preparando um contraveneno para Roberto Gurgel que estrinicou mais ainda o futuro perfeito sonhado pelo seu constituínte, aquele que no processo do Mensalão é tido e havido como "chefe da quadrilha".

Depois de destroçar a previsão de Luiz Francisco Barbosa, defensor de Roberto Jefferson que vaticinou "um festival de absolvições", os ministros supremos - afora horrorosas exceções - já estão vacinados contra picadura de cobras criadas.

Por tudo que se viu e que ainda está por vir, a chance de que Zé Dirceu seja condenado é cada vez mais evidente. É como se a evidência nesse caso fosse a própria prova provada; mais que evidência é impressão digital, daquelas de deixar o dedão por extenso, mesmo sem assinatura registrada em cartório.

Dr. Juca já sabe então que, embora Dirceu não tenha assinado os empréstimos tomados pelo PT, nem mesmo sacado recursos no banco Rural ou no BMG, a sua ex-mulher, Maria Ângela Saragoça, obteve um empréstimo no primeiro e um emprego no segundo.

Isso não vai passar em brancas nuvens pelo implacável relator Joaquim Barbosa, hoje bem mais forte e respeitado que o revisor Lewandowski metido de pato a ganso com plumagem de pavão, querendo parecer mais do que pode ser.

Mais que isso, na torcida pela condenação de Zé Dirceu estão os opositores políticos por inteiro, os companheiros espezinhados pela empáfia do ilustre réu, os políticos menosprezados, a mídia interesseira, os jornalistas sem patrão, além do mudo desejo de Ali Babá e do surdo anseio de Dilma Vana pela derrota de Dirceu. É que ele livre, leve e solto será como sempre foi, uma constante ameaça ao seu governo. Livre, ele virá de cabo eleitoral e chefe da guerrilha urbana "Volta Lula".

Se nem tanto for uma ameaça, Zé Dirceu será pelo menos uma permanente incomodação. E quando perde as estribeiras Dilma Vana deixa de lado a mineirice, libera sua porção gaúcha e senta as esporas: - Incomodada é a sua avó!

Se depois de saber disso e ainda assim o Dr. Juca continuar insistindo em usar o contraveneno, é bom se prevenir porque, em caso de condenação, já se sabe para quem vai sobrar o tratamento de choque, sem que se desperdice uma gota sequer da fórmula milagrosa.