O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de set. de 2012

Crônica Surreal-Americana

Tá, então teve essa edição da revista Veja, que começou a circular neste último sábado com uma reportagem que não conseguiu demonstrar em momento algum que saiu de uma entrevista com Marcos Valério dedurando Lula como o chefe dos chefes do Mensalão. Teve e está aí para quem quiser ler e reler pela semana afora.
Mas aí, já desceu mais lenha na fogueira em que pretendem torrar o ex-presideus da República. Neste domingo, o imortal colunista do jornal O Globo, Merval Pereira, alerta que "nada impede uma ação penal contra Lula" – isso acabaria com a sua pretensão de voltar a morar no Palácio do Planalto, agora em 2014, em 2018 ou seja lá quanto durar a democratice no Brasil.
A semana começou gloriosa: Ricardo Noblat, outro articulista do O Globo, diz que Marcos Valério gravou quatro cópias de um vídeo "capaz de abalar para sempre a reputação do ex-presidente Lula". Três delas estariam fechadas a sete chaves em cofres bancários. A outra - conta Noblat - "para demonstrar que Valério não estaria blefando" - foi enviada a um mensaleiro graudaço – pelo que parece ao colunista, trata-se de João Paulo Cunha, condenado por peculato e como corrupto passivo.
Noblat levanta - "fantasia"? - a hipótese de que há muitos anos, Marcos Valério viria chantageando Lula e recebendo pelo sigilo recursos que lhe chegariam através da sua esposa Renilda. Os pagamentos dessa crônica anunciada no O Globo, seriam cometidos por Paulo Okamotto, aquele que pagou o débito de R$ 30 mil que Lula tinha com o PT.
Para Noblat o boy de luxo Marcos Valério tem medo de ser assassinado. E é então que aparece o pulo do gato: caso apareça com a boca cheia de formiga antes de ir para a cadeia, Renilda fará chegar as três cópias aos jornais já escolhidos pelo homem que sabe demais.
HAPPY END - É ainda outubro de 2012 - A heroína de uma história tipicamente surreal-americana, com contornos de primeiro mundo, cai em profunda depressão. Parece um zumbi. Tem jeito de estar descerebrada. Não sabe de nada. Não vê nada. Não diz nada.
E então o corpo de um vilão é encontrado em uma estrada vicinal das Gerais. Mãos amarradas, sinais de tortura, marcas de uns tiros lá que outros. Não, não é Celso Daniel. É parecido, mas não é igual. Daniel tinha cabelo.
Todos os investigadores que você possa imaginar na vida estão achando que se trata de um atentado praticado pela oposição. Seria a via mais rápida para fazer vazar os vídeos que acabariam com a reputação do Capeta de i tutti capi para sempre.
A oposição jura de pés juntos que não tem nada a ver com isso. E quer provas. Cadê as provas, cadê?!? E, nesse interim, aproveita para informar que a reeleição de Dilma Vana está garantida.
PRÓXIMO CAPÍTULO - A série continua. Agora - e já não se trata mais da oposição - estão à cata do produtor do vídeo. Pela qualidade das fitas, script e roteiro, tudo leva a crer que se trata de um profissional. Quem é do ramo que se cuide.