O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de jul. de 2012

BRASIL OLÍMPICO
E o Brasil nos Jogos de Londres; que coisa, não?!? Somos, bem contados, 200 milhões de brasileiros inertes em matéria de esporte. Se o Brasil tivesse apenas 1% da população que tem, seríamos 2 milhões de habitantes. Se apenas 10% praticassem pelo menos uma modalidade esportiva, teríamos 200 mil desportistas. Se o governo acreditasse que o esporte é a mais saudável forma de inserção social, teríamos na base dos mesmos 10% pelo menos 20 mil atletas de alto rendimento. E a nossa delegação não estaria hoje mendigando pódio na Inglaterra à cada de meia dúzia de medalhas de ouro. O descaso do governo pela saúde esportiva brasileira é um escândalo olímpico.


Reprodução/AE
A judoca Rafaela Silva foi desclassificada porque pegou a perna da adversária antes da queda. Isso não pode. Aí, chorou. Em Londres, para o Brasil, o choro é livre. E lá se foi mais uma chance de ouro. Rafaela já pode voltar pra casa.

PALAVRAS DE HONRA
Zé Dirceu, depois de um retiro espiritual na casa de mamãe no interior das Minas Gerais, volta com tudo e acusa: Jefferson inventou Mensalão. Então tá, o Mensalão nunca existiu. Palavra de Lula e Dirceu. Pode crer.

PIADA DE SALÃO
A defesa de Dirceu argumenta, em suas alegações finais do julgamento do mensalão, que começa nesta quinta-feira 2 de agosto, Dia do Desgosto que o esquema de compra de apoio político foi uma invenção do deputado cassado Bob Jeff para abafar a crise dos Correios eclodida pelas imagens do então chefe do Departamento de Compras e Contratações (Decam), Maurício Marinho, recebendo propina de R$ 3 mil. Os advogados juram que os petistas não sabiam de nada. Agora falta contar uma de índio.
ENTREMENTES
Jefferson respira sem ajuda de aparelhos. Pivô do mensalão passa bem após cirurgia para retirada de tumor no pâncreas, mas não tem previsão de alta. Trata-se de um pâncreas oportunamente providencial. Em caso de condenação - remoto a dar com pau - ele curte a pena no hospital.

TIM MAIA
Do alto do seu poder de fogo, o Palácio do Planalto vai lançar um pacote de bondades nos mêses de agosto e setembro, por acaso, tempo de julgamento do Mensalão. Dilma Vana jura de pés juntos que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vai ver até que nem tem nada a ver também com as eleições. É o espírito do Tim Maia redivivo: ninguém joga, ninguém fuma, ninguém bebe, mas de vez em quando, todo mundo mente.

GREVES
O Sanatório da Notícia recebe diariamente o ranking nacional das greves que correm pelo País. Hoje, há 10 greves - de universitários a caminhoneiros - em plena acontescência e neste dia 2, se não houver sinalização de aumento salarial, a Polícia Civil de Brasília vai paralisar também. Ninguém dá um pio a respeito. É como se fosse alguma coisa banal, tipo assim o fator previdenciário como achaque aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Greve é acontescência, festa e festa. Fosse no tempo da tucanagem, uma greve só bastaria para o PT cair de pau em cima do governo.