O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

3 de jan. de 2012

NADA A VER
Não houve quem, nem o quê deixasse de apresentar uma retrospectiva do que se fez e aconteceu em 2011. Todo mundo prestou contas e mostrou a que veio no ano que passou. Todo mundo, menos os ministros de Dilma. O Brasil e o mundo já vivem o terceiro dia de 2012 e os obreiros governamentais entraram mudos e saíram calados da Esplanada. Não tinham o que dizer e nem o que mostrar. Só não conseguiram esconder a empáfia que caracteriza os que se julgam acima do bem e do mal. Para os brasileiros, em termos de prestação de contas e de serviço, é como se o governo Dilma não tivesse existido. O pior de tudo é que, além de não ter retrospectiva, não tem perspectiva.

PERIGO DE MORTE
A turma de engenharia atabalhoada de Agnelo Queiroz inaugurou com a demolição do estádio Mané Garrincha, em Brasília, a era das implosões fracassadas. Gilberto Kassab não podia deixar a moda passar em brancas nuvens: dinamitou dois andares da meia dúzia de pavimentos do antigo Moínho Matarazzo. Os caras não conseguem implodir nada; só explodir e assim mesmo pela metade. O Ministério da Saúde adverte: evite assistir, mesmo de longe, a qualquer tentativa oficial de implosão. Há sério perigo de morte em massa.

INDEFESA CIVIL
região serrana do Rio de Janeiro continua indefesa civil. Nesta entrada de 2012 choveu sobre Nova Friburgo e cercanias 50% a mais do que devia e do que o governo queria. Em compensação, a Defesa Civil agiu 100% a menos do que devia do ano velho para este Ano Novo.

CAOS ANUNCIADO
Aeroportos do Rio entraram em rebuliço nesse feriadão de ano velho pra lá e ano novo pra cá. Nada menos de 302 voos tiveram problemas nesta segunda-feira que inaugurou o promissor 2012. Todo mundo sabia disso; o caos era mais do que esperado. Menos pela Infraero e pelas Anacs da vida. As torres de controle viraram torres de Babel. O governo brasileiro é assim mesmo: toda vez que sai do discurso para a prática, naufraga. Em casos de aeroportos, não sai do chão.

RADIO
Começa amanhã a radioterapia de Luiz Erário da Silva. Não, ele não volta neste dia 4 ao programa radiofônico "Café com o presidente"; trata-se da segunda etapa de sua luta contra o tumor na laringe.

SINDICALISTAS DE SOBRA
Em um país em que abrir um sindicato - de emprregados e empregadores - é mais fácil do que montar uma banca jogo do bicho na esquina, os partidos políticos se atiram de corpo e alma à cata de candidatos sindicalistas em tempos de eleições municipais. Os tucanos já surrupiaram nada menos de 200 sindicalistas para outubro; o PSD de Kassab, já tem 90 nas suas fileiras. O PT, apesar do prejuízo, dá risada: tem os outros 15.700 sob sua batuta.

VERDADE CHINESA
O Corinthians entrou bem o ano novo. Trouxe um atacante da China. O craque nem vai fazer teste com bola, mas para concretizar o negócio, os dirigentes alvi-negros pediram ao departamento médico do clube que submetessem o chinês a um exame de DNA. Cartola prevenido é isso: vá que, ao invés de Chen Zizhao, tenha entrado em campo Chen Zizhinho, seu empresário. Com um negócio da China, nunca se sabe...
A grande vantagem que o Corinthians vislumbra na contratação desse atacante chinês é que, quando ele estiver contundido, o técnico corintiano pode escalar o irmão dele.

Já pelo lado de Chen Zizhao, ele está com tudo: pode ir pra balada que, na manhã, seguinte ele entra em campo com tudo. A Gaviões da Fiel nem vai notar. Esse foi mesmo um negócio da China: bom pra todos.

RODAPÉ - Ao lado Chen Zizhao, o atacante. Ou Chen Zizhinho, seu empresário. Ou Chenzhao, seu irmão também gemeo, como seus primos Chen-Lig e Chen-Lé.