Meu Personagem da Semana
(Criação de Nelson Rodrigues)
Por: Moisés Pereira
Porto Alegre
Um Conto chinês
Nos últimos dez dias o rádio, a televisão a web e o jornal tiveram como principal pauta na área de esportes no Sul do País a especulação sobre uma proposta do futebol chinês ao armador D’Alessandro do Internacional.
Consta que o Inter que tem os direitos do atleta em sociedade com o empresário gaúcho Delmir Sonda, também dono de uma rede de Supermercados em São Paulo recebeu uma proposta de sete milhões de euros pelo jogador.Concomitantemente D'Alessandro teve a oferta dos chineses de 10 milhões de euros por um contrato de dois anos além de outras regalias próprias de uma transação internacional.
O fato criou uma situação controversa entre o jogador e o clube. Enquanto D’Alessandro convivia com a possibilidade de um contrato milionário que aos 31 anos representaria o coroamento de sua carreira com independência financeira, o Inter rejeitava a proposta.
Era dada como certa a ida do atleta para a China quando houve a mobilização do Inter, torcida e direção no sentido de demover D’Ale de seu objetivo.
E o final foi feliz. Afirma-se que pesou o envolvimento do jogador com o clube, as condições favoráveis para a família em Porto Alegre e principalmente uma renovação de contrato por três anos com salários europeus.Foi bom para quem? A princípio para todas as partes envolvidas. O Inter mantém seu ídolo e fica em paz com a torcida. O jogador nem precisou mostrar a proposta chinesa ao Inter e teve um reajuste altamente significativo. Os empresários Matias Aldao, procurador de D’Alle e Delcir Sonda, co-proprietário do “passe” e que queria a transação para ter o retorno de seu investimento, também devem ter ficado $atisfeitos.
Tudo isso às expensas da Banca colorada que mostra cacife e compete com os mercados mais ricos da Ásia agora que a Europa mergulha na crise enquanto fecha a janela para novas compras.D’Alessandro, o Meu Personagem da Semana, está viajando para Manizales na Colômbia onde vai enfrentar o Once Caldas tentando acessar a fase de grupos da Libertadores.
Uma vitória será imediatamente consagradora e pontual no momento do Inter. Em caso de um resultado adverso tudo muda e não faltará quem pergunte: será que a proposta não era um Conto Chinês ?