O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de jan. de 2012

FÁBULA: SAPATEIRO É SAPATEIRO, DEPUTADO NÃO É METALÚRGICO

O deslumbrado que já foi metalúrgico, Marco Maia, hoje e ainda presidente da Câmara dos deputados, viajou escamoteadamente para o exterior. Não comunicou à Casa que ela estava acéfala e ao abandono.
Div/Stuckert F°
Ele escondeu a realização de sua viagem para a Alemanha e não repassou o cargo à primeira vice, Rose de Freitas (PMDB-ES), deixando aquela enorme casa de tolerância sem comando por cinco dias nesta semana. Não que alguém vá notar qualquer diferença; sim porque não pode. O cara pode ser processado por quebra de decoro.  E até perder o cargo e o mandato. É o que, há muitos e muitos anos, nessa república se chamava cassação de mandato.

Maia está em viagem desde domingo, dia 22, e só deve retornar a Brasília no dia 30 de janeiro. Rose soube de tudo pela imprensa - sempre essa persecutória imprensa! Pois ela soube na quinta-feira, 26, que o presidente estava fora do País. Ela ficou revoltada.
Ela ficou revoltada e ele ficou mais viajado. Mais do que como um deputado deve proceder, ele age como se ainda fosse um metalúrgico, coisa que - todo mundo sabe - já não é mais. mas metalúrgico daqueles espertos que saltam das portas das fábricas para as cadeiras do Congresso, me Brasília.

Agora deixe que a gente relembre para vocês uma fábula da Seleta em Prosa e Verso - livro meio-bíblia do curso de 2° Grau nos bons tempos em que o Brasil tinha uma boa Educação:

Era uma vez, um sapateiro que não cobrou pelo serviço de meia-sola ou coisa parecida que fez para uma nobre senhor. Agradecido, o ente superior - tipo assim esses políticos que a gente hoje tem por aqui, misturados com as pessoas - resolveu lhe dar um presente. Não era propina; era uma alvíçara; uma compensação.

Mandou fazer um bolo e, no meio da guloseima colocou - não lembramos bem - dinheiro ou diamantes suficientes para fazer a independência financeira do humilde sapateiro pro resto da vida.

Na manhã em que o bolo lhe foi repassado, um mendigo bateu-lhe à porta. Estava faminto e precisava de algo para comer.

Sem mais o que ter dentro de casa, o sapateiro lhe deu o bolo que havia recebido. O mendigo ficou rico; o sapateiro ficou sapateiro.

MORAL DA HISTÓRIA - Quem nasceu para ser sapateiro, sapateiro será. Ou, metalurgia não é coisa pra qualquer deputadinho de meia pataca. Deputado é deputado; metalúrgico é gente como a gente, pô!

HAPPY END - Como ex-metalúrgico Maia tem tudo para voltar a ser metalúrgico. Como deputado, pode ser processado por falta de decoro parlamentar. No Brasil, tem tudo para continuar fingindo que é as duas coisas.