O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

12 de jan. de 2012

BOLA GENÉRICA

100 anos do Rio Branco

Por: Moisés Pereira
Porto Alegre/RS

Os últimos anos tem sido marcados por  diversas efemérides comemorativas aos 100 anos de fundação de muitos clubes de futebol no nosso país.
O primeiro clube de futebol do Brasil foi o S.C. Rio Grande de Rio Grande no Rio Grande do Sul,  carinhosamente chamado de vovô , fundado em 19 de julho de 1910. O tricolor papa areia , vermelho, amarelo e verde, embora muitas dificuldades nos últimos anos continua na ativa, atualmente disputando a segunda divisão no Campeonato gaucho.

A Associação Atlética Ponte Preta de Campinas SP que pleiteava ser a mais antiga foi fundada em 11 de agosto do mesmo ano. A Macaca como é conhecida habita o Estádio Moisés Lucarelli, também chamado de Magestoso.
A data de hoje é particularmente cara para mim. Hoje o E.C. RIO BRANCO de Santa Vitória do Palmar, coincidentemente minha terra, comemora o seu Centenário.

Fundado em 12 de janeiro de 1911 o tricolor da coxilha tem marcado sua história por vitórias marcantes destacando-se o título de Vice campeão amador do Rio Grande do Sul, aliás, único clube de Santa Vitória a alcançar esse título.

Segundo publicado no livro Recado aos mergulhões do Professor Homero Suaya Vasques Rodrigues o nome Rio Branco foi uma homenagem de seus fundadores, Mário Correa e irmãos, uruguaios ,  e outros amigos ao nosso grande Diplomata Barão do Rio Branco.

O  Barão do Rio Branco tinha participado em 1910 da doação em Condomínio  de parte da Lagoa Mirim ao Uruguai.   As cores do Rio Branco seriam o Verde e o Amarelo, no entanto em 1940 foi acrescido o vermelho tendo em vista decisão do Governo de Getulio Vargas que proibia u uso das cores da pátria a entidades não públicas, como também relata o Professor Homero em Seu Livro.
Produziu o Rio Branco em sua trajetória jogadores que atingiram destaque no cenário gaucho e nacional. Por falta de memória e dados cito apenas Cardeal, seleção brasileira da década de 30, de quem meu pai dizia ser superior a Pelé que ele não viu jogar,  Juvenal, seleção brasileira de 50(Maracanaço), Lelo, (Farroupilha, Cruzeiro e América do Rio).

O Rio Branco além de entidade esportiva também se destaca como clube social tendo uma bela Sede, sendo o clubte mais popular da cidade rivalizando com o E.C. Vitoriense, o veterano, fundado dois anos juntos.
Porque afastado de Santa Vitória há muitos anos hoje pouco tenho notícias do Rio Branco onde além de torcedor fui atleta sub-15 em 1957 tendo disputado dois campeonatos.

Resta-me celebrar a data e incorporar-me ao júbilo que está sendo comemorado pelos “mergulhões”  tricolores não só em Santa Vitória mas em diversos locais do estado e do país.