O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de jan. de 2012

FALTA UMA RAPOSA NA ESPLANADA

A cada momento surge o nome de um político na Esplanada como provável escolhido por Dilma para um ministério. Para lidar com isso é preciso jogo de cintura. Ou ser uma raposa polícia. É sabido que a presidenta não tem o primeiro requisito e que, de raposa, não tem nada.

Essa temporada de vitrine serve, no entanto, para nos remeter à velha mineirice de Tancredo Neves. Ele tinha sido eleito governador das Minas Gerais. E todo cabo eleitoral de luxo se achava no direito de dizer-se convidado para ocupar uma das secretarias estaduais do novo governo.

Um astuto ex-deputado, espalhou por todos os cantos de Belo Horizonte que seria um dos novos secretários. Era o seu jeito de pressionar Tancredo. O Raposão das Gerais só ouvia; não dava um pio. O dia da posse se aproximava e o político que sonhava com o cargo, pediu uma audiência com o governador recém eleito.

Levou com ele uma falange de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Foi recebido com toda a pompa e circunstância. Tancredo convidou-o a entrar na sua sala reservada, deixando a mídia ensandecida do lado de fora. O diálogo foi rápido:

- Pois, não meu querido deputado...
- Dr. Tancredo, todo mundo anda dizendo que vou ser um dos seus secretários.
- Ah, sim já ouvi mumúrios a respeito, meu amigo.
- E então, Dr. Tancredo o que é que digo pra eles quando sai daqui?
- Diga-lhes que eu o convidei e que você não aceitou...

Deu-lhe um afetuoso abraço, encaminhou-o até a pora do gabinete e entregou-o aos holofotes da imprensa, sequiosa por novidades.

RODAPÉ - O episódio fica por conta do folclore político mineiro. Hoje, não há dessa mineirice de ocasião nos corredores do Palácio. Na melhor das hipóteses, você encontra um rato no Senado. O resto á gato.