O medo

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13 de nov. de 2010

CÂMARA & CASCUDOS

50 anos da morte de
NEWTON MENDONÇA

* Cachambi, Rio de Janeiro, RJ, 14.2.1927
† Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, 22.11.1960
“O mais importante compositor da Bossa Nova” / “O mais ipanemense dos artistas brasileiros”
Marcelo Câmara
Biógrafo de Newton Mendonça

Newton Ferreira de Mendonça

†Celebração

O jornalista, escritor e consultor cultural Marcelo Câmara e a Família Mendonça convidam
para a Missa de 50 anos da morte do pianista e compositor NEWTON MENDONÇA a ser celebrada no próximo dia 22 de novembro, segunda-feira,

Dia de Santa Cecília, Dia da Música, Dia do Músico, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, às 17h30m, Cidade do Rio de Janeiro.

Newton Mendonça e Ipanema: amor e arte de uma vida inteira.
                                         Marcelo Câmara

Newton Mendonça chegou a Ipanema em 1940, aos treze anos, indo morar na Rua Nascimento Silva. Dois anos depois, com quinze anos, conheceu Antonio Carlos Jobim, o Tom, da mesma idade, que residia na Rua Sadock de Sá.

Do encontro surgiu uma grande e fraterna amizade, uma produtiva e fértil parceria musical. Com quinze anos de idade, Tom começou a estudar música. Newton já era músico desde os oito anos, quando teve as primeiras lições de violino em São Luís, no Maranhão.

Em Ipanema, Newton aprendeu a tocar gaita e iniciou os estudos de música clássica, exercitando-se no piano da irmã, Norma, esporadicamente sob orientação de professor, e, quase sempre, como autodidata. “Newton Gaitinha” foi o apelido que ganhou no Colégio Militar, onde era aluno “gratuito-órfão”, pois não se separava do instrumento.

Newton levou Tom, e toda a sua turma de amigos de Ipanema, a tocar gaita. Uma “orquestra de gaitas” foi formada e se apresentava na Praça General Osório. Newton, com a ajuda dos musicais norte-americanos, atraiu Tom para a música popular. Em 1950, Newton estreava, antes de Tom, como músico profissional: pianista da Orquestra (de baile) de Waldemar, inaugurando uma carreira de dez anos como músico na noite carioca. Bares, restaurantes, boates, hotéis. Em algumas casas, revezou com Johnny Alf e com o próprio Tom.

Do Posto Cinco, passa pelo Clube da Chave, a French Can Can, Tasca, Mocambo e Mandarim. Marca o Ma Griffe, no Beco das Garrafas, faz o chá do Hotel Miramar, e só se afasta do piano com a morte precoce e repentina, aos 33 anos, num dia de folga, sem trabalho, “Dia do Músico”, quando era, há quatro anos, o pianista do Le Carroussel, no Beco do Joga a Chave. Em 1952, também antes de Tom, é lançado o compositor Newton Mendonça: o samba-canção “diferente” Você morreu pra mim, na gravação “moderna” de Dora Lopes.

No ano seguinte, em 1953, foi gravado Incerteza, a primeira composição da dupla New-Tom, que viria a ser “a mais importante parceria da Bossa Nova”. Em Ipanema, Newton Mendonça cresceu, amou, sonhou e criou quase toda a sua obra revolucionária. Depois do primeiro apelido, “Newton Gaitinha”, recebeu mais dois: “Semifusa” e “Newton Maestro”.

Em Ipanema, Newton Mendonça, sozinho e com Tom Jobim, se ergueu e se afirmou como o mais importante compositor da Bossa Nova, quem mais alto e longe foi na estruturação composicional, na sistematização melódica e harmônica da Bossa Nova, quem verdadeiramente fez vanguarda, mais ousou, mais transgrediu e promoveu mais invenção.

Caminhos melódicos inusitados, ricas e surpreendentes soluções harmônicas, insinuações rítmicas inovadoras. Na Praia de Ipanema, o atlético Newton foi um dos melhores que pegavam ondas “de jacaré”, “de peito”, e era campeão de peteca, esporte e lazer predominante nas areias do Rio, na década de 1940.

Newton teve quatro residências em Ipanema, sendo que o endereço “Rua Prudente de Morais, 1033”, uma quitinete em cima de uma garagem, foi o lugar de criação da maioria das 35 canções que ele compôs e deixou para a Música Brasileira: 19 de autoria exclusiva (onze inéditas), 15 com Tom Jobim (treze gravadas) e 1 com Fernando Lobo.

Em Ipanema, nasceram os dois filhos de Newton e Cirene Mendonça: Renato (1956) e Fernando (1959-1999). De Ipanema, Newton Mendonça jamais se afastou. As exceções, compulsórias, por força das contingências da vida, ocorreram em dois momentos: o primeiro, em 1954, por um período inferior a um ano, quando foi morar em Copacabana; o segundo, no final de 1959, quando muda, com a família, para Vila Isabel, onde no ano seguinte, sofre o terceiro infarto. E morre. Trinta e quatro anos antes de Tom. O choro Ipanema, de Newton Mendonça, continua inédito.

Newton acompanha Célia Reis no Ma Griffe, no Beco das Garrafas, em 1956. (Acervo Célia Reis)
Com os dois filhos, Renato e Fernando, meses antes da sua morte. (Acervo Família Mendonça)


As 35 composições de Newton Mendonça
(Newton compôs 45 músicas – 10 se perderam)

1 • Adeus, Chico Viola (inédita)

2 • Ana Maria (inédita)

3 • Brigas (Podes voltar) (c/ Tom Jobim)

5 • Caminhos cruzados (c/ Tom Jobim)

6 • Canção do azul

7 • Canção do pescador – Canção vencedora da Festa da Música Popular, primeiro festival de música popular brasileira, de âmbito nacional, promovido pelo jornal Última Hora e TV Record, Guarujá, SP, 1960.

8 • Desafinado (c/ Tom Jobim) – Considerada a “Canção-Manifesto da Bossa Nova”.

9 • Discussão (c/ Tom Jobim) – Considerada por Marcelo Câmara, “a canção-matriz de grande parte da produção de Bossa Nova na década de 1960”.

10 • Ela é chave de cadeia (inédita)

11 • Foi a noite (c/ Tom Jobim) – Primeiro sucesso da dupla New-Tom.

12 • Incerteza (c/ Tom Jobim) – Primeira música gravada da dupla New-Tom.

13 • Ipanema (inédita)

14 • Luar e batucada (c/ Tom Jobim)

15 • Meditação (c/ Tom Jobim) – (Uma exceção na parceria New-Tom, onde os dois faziam música e letra: em Meditação, a música é integralmente de Newton e a letra integralmente de Tom – descoberta recente de Marcelo Câmara.)

16 • Nega maluca (inédita)

17 • Notícia de jornal (Maria da Conceição) (inédita)

18 • Nuvem

19 • O domingo azul do mar (c/ Tom Jobim)

20 • O mar apagou

21 • O tempo não desfaz – Oficialmente, a primeira composição exclusiva de Newton Mendonça gravada em vida do compositor.

22 • Palavras (inédita)

23 • Perdido nos teus olhos (Você para mim foi sonho) (c/ Tom Jobim)

24 • Quero você – Principal tema da trilha sonora do filme Os desafinados, filme de Walter Lima Júnior, 2007.

25 • Recordando (inédita)

26 • Samba de uma nota só (c/ Tom Jobim) – Considerada “a canção-símbolo da Bossa Nova” – a segunda música brasileira mais executada no mundo.

27 • Sem você (c/ Tom Jobim) (inédita)

28 • Seu amor, você – Oitava classificada e finalista do Festival do Rio - As mais belas canções de amor, 1960.

29 • Só saudade (c/ Tom Jobim)

30 • Teu castigo (c/ Tom Jobim)

30 • Tristeza (c/ Tom Jobim, somente música, letra perdida) (inédita)

31 • Vento frio (inédita)

32 • Verdadeiro amor

33 • Você é ou não é (inédita)

34 • Você morreu pra mim (c/ Fernando Lobo) – Primeira música gravada de Newton Mendonça.

35 • Você voltou tarde demais (inédita)

Das sete músicas de Tom Jobim com mais de dois milhões de execuções no mundo, três são resultado de uma parceria de apenas sete anos com Newton Mendonça, três são de autoria exclusiva de Tom e uma foi feita com Vinicius de Moraes.

Bibliografia: Caminhos cruzados – a vida e a música de Newton Mendonça, de Marcelo Câmara (Mauad, 2001)

Discografia: Caminhos cruzados – Cris Delanno canta Newton Mendonça (CD – Ilha Verde / Albatroz, 2002)
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Marcelo Câmara
(Marcelo Nóbrega da Câmara Torres)
Jornalista, escritor, editor e consultor cultural.
- Consultoria em Cultura
- Redação, Revisão e Edição de Textos (inclusive web)
- Consultoria Legislativa.
e-mail: ilhaverde@ilhaverde.net
web sites: www.ilhaverde.net e www.pingadeparaty.com
Cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil